De 4 a 27 de março (de sexta-feira a domingo) acontece a Festa da colheita das uvas de altitude de Santa Catarina. O evento contará com mais de 30 apresentações, gratuitas, em vinícolas de dez cidades, entre São Joaquim (Serra) e Água Doce (Meio Oeste). Mayara Zago Munaretto é a Rainha da 3ª Vindima de Altitude. Ela é filha de proprietário de um pequeno vinhedo instalado em São José do Cerrito, no Planalto Serrano.
Outras atividades também estão programadas, como exposição de vinhos no Centro de Eventos de São Joaquim; o Seminário Enoturismo de Altitude, promovido pelo Sebrae/SC, e o Festival Gastronômico Sabores de Altitude (os restaurantes vão desenvolver pratos regionais, harmonizados com vinho, que serão servidos durante os do evento, com preços promocionais).
A festa é uma realização é da Vinho de Altitude – Produtores e Associados e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Conta com o apoio do Governo do Estado, por meio por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Santur e Epagri, e Sebrae/SC. Em 2015, a 2ª Vindima de Altitude foi um grande sucesso, com um público de cerca de 25 mil pessoas.