Seminário sobre vitivinicultura reúne 300 pessoas em Jaguari

Evento tem como objetivo estimular o cultivo da fruta nesta região

seminário sobre vitivinicultura

Integrantes da APROVIJA, juntamente com Lidiane Soldatti

Já considerado um pólo vitivinícola no Rio Grande do Sul, o município de Jaguari realizou no dia 11 de outubro a 2ª edição do Seminário de Vitivinicultura do Vale do Jaguari. O evento reuniu cerca de 300 pessoas. Produtores rurais, técnicos da Emater, estudantes de agronomia e enologia de diversas cidades e universidades, entre elas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a atividade e o consumo do vinho. A programação contou com palestras, visitas técnicas, entre elas uma ao Centro Mesoregional de Vitivinicultura, localizado no Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, e uma palestra sobre vinho e saúde feita pelo médico Jairo Monson Filho.
O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Vinho e derivados de Uva do Vale do Jaguari (APROVIJA), prefeitura de Jaguari, Programa Juntos para Competir e Instituto Federal Farroupilha.

 

Saiba mais
Dos nove municípios que compõem o Vale do Jaguari, a cidade de Jaguari é a que apresenta maior produção de vinhos. A cada ano existe um aumento na produção, ou pelo menos se mantém, caracterizando assim a videira como atividade primordial em diversos empreendimentos agrícolas da cidade. O pólo de produção em Jaguari está concentrado na região denominada de Chapadão, bem como a localidade de Fontana Freda. Os estabelecimentos são familiares, com área média de aproximadamente 20 hectares, onde a viticultura compõe o conjunto de atividades desenvolvidas.

 

Foto: fotos/divulgação