Nova tecnologia para fermentação

Inovação foi apresentada por empresa italiana em parceria com a Associação Brasileira de Enologia

Palestra técnica teve a finalidade de trazer a novidade para os profissionais que atuam no RS.

Palestra técnica teve a finalidade de trazer a novidade para os profissionais que atuam no RS.

Colocar os enólogos associados em contato direto com novidades tecnológicas. Com essa missão, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), em parceria com a empresa italiana Albrigi Tecnologia, apresentou recentemente para cerca de 100 enólogos o que há de mais moderno no mercado em termos de fermentação. Através da palestra ‘Novas técnicas de fermentação de uvas brancas e tintas’, foi possível mostrar ao grupo que é possível desenvolver equipamentos de fermentação agregando tecnologias de controle no próprio tanque de inox.

 

O equipamento, ainda novidade no Estado, já é realidade em uma vinícola catarinense. A palestra técnica teve a finalidade de trazer o assunto para os profissionais que atuam no Rio Grande do Sul. Segundo Stefano Albrigi, presidente da Albrigi Tecnologia, assegura que o compromisso da empresa é oferecer soluções técnicas e inovadoras ao setor vitivinícola.
Além de Stefano Albrigi, o tema também foi apresentado por Luiz Carlos Morawski, técnico comercial para o mercado exterior, destacou a alta produtividade e funcionalidade que a nova tecnologia oferece. Morawski explicou que o sistema de controle e gerenciamento total das instalações enológicas na vinícola é total, mediante um sistema eletrônico com operações programadas. O gerenciamento pode controlar automaticamente uma grande série de operações como carregar, pesar a uva, aquecer, esfriar as várias fases da fermentação ou processos, predispor lavagens automáticas, entre outros, e tudo isso com a possibilidade de comando remoto mediante o envio de SMS. A evolução tecnológica, ainda não desenvolvida no Brasil, apresenta equipamentos específicos para que a fermentação aconteça no tanque inox com total controle durante todo o processo, aumentando, desta forma, a precisão do enólogo. Os fermentadores apresentados são patenteados pela Albrigi Tecnologia.

 

Foto: Cáren Cristine Dal Mas / Divulgação