Encontro define estratégias da FECOVINHO e projeta aliança mundial

A data de 10 e 11 de abril será marcada por decisões e projeções importantes para o cooperativismo da Serra Gaúcha. No primeiro dia, haverá continuidade do processo de planejamento estratégico da FECOVINHO. Estarão reunidos, no Centro de Pastoral de Caxias do Sul, diretores e conselheiros das cooperativas vinícolas.

 

O diretor executivo da FECOVINHO, Hélio Marchioro, explica que a entidade fez uma opção de promover o debate com a base para desenhar as grandes diretrizes, metas e estratégias do setor para os próximos anos. “É fundamental definirmos em conjunto o volume, tipo de produto e modalidades de ação para atendermos os interesses dos produtores associados”. Ele explica que haverá uma definição sobre os rumos da produção vitivinícola cooperativada. “Temos de produzir com alta qualidade para atender ao mercado consumidor. Para isso, as cooperativas precisam adotar medidas conjuntas”. Ele aponta que a produção orgânica e agroecológica também deve compor o rol de estratégias da federação.

 

Mundo
No dia 11 de abril acontece um encontro multilateral do Cooperativismo Vitivinícola.  Na viagem à Europa, feita por representantes da FECOVINHO no ano passado, foi aberta uma grande perspectiva de integração em vista de uma estratégia de crescimento. Para concretizar essa possibilidade, Marchioro assinala que é necessário fortalecer o intercâmbio e os programas de desenvolvimento e troca de experiências. Na visita à Espanha e França também ficou definido que a próximo Encontro Mundial do Cooperativismo Vitivinícola será no Brasil, na Serra Gaúcha, no mês de novembro de 2013.

 

Marchioro acrescenta que no dia 11 de abril estarão reunidos dirigentes e executivos de cooperativas do Brasil, Argentina, Espanha e França. Será preparada a reunião de novembro, que vai possibilitar o estreitamento de laços e alianças estratégicas para o setor. Uma das metas é assegurar a inserção institucional do cooperativismo vitivinícola mundial no contexto das organizações que tratam de políticas de comércio e mercado. “Por isso, estamos tratando de uma iniciativa estratégica”.