Viticultor adere à inovação

Mangoni comprova eficiência da poda antecipada.

Mangoni comprova eficiência da poda antecipada.

Há quatro, anos o agricultor Valdeni Mangoni, de Linha Jansen, em Farroupilha, fez a primeira experiência de poda antecipada. Estimulado pelo agrônomo Paulo Tesser, ele aplicou a tecnologia em apenas alguns pés de parreira. O resultado foi impressionante. Os benefícios estimularam o associado da Cooperativa São João, que passou a ampliar o uso dessa modalidade de poda.

 

Mangoni conta que no ano passado podou toda a área de Cabernet Sauvignon e de Isabel ainda no primeiro semestre. “Comecei em abril e fui até 15 de maio. Se fizesse sozinho a poda em agosto iria até meados de setembro, quando ela está brotando. Assim, garanti melhor padrão de brota, desenvolvimento e maturação da uva”. O cooperado conta que a partir de sua experiência muitos agricultores passaram a adotar a poda de outono.

 

O agricultor aponta vários benefícios desse procedimento, além do aproveitamento da mão de obra. “Observei que ela brota mais tarde que aquelas podadas no final do inverno, aproveitando melhor o período de dormência”. Mangoni salienta também que a videira brota mais parelha, produz mais uva e tem cachos mais uniformes. Consequentemente, a maturação também é melhor”.

 

Sobre a possibilidade de perda de seiva, Mangoni tem uma explicação técnica: “em abril ela entra em dormência. Quando a gente corta não solta água, não perde seiva. Então, quando começa a brotar vem bem parelhinha”.

 

Elton Bozzetto
Jornalista