Cobertura verde e seus benefícios

Há oito anos faço acompanhamento de experiências de cobertura verde nos vinhedos da Serra Gaúcha. Recolhi muito aprendizado sobre os procedimentos adequados. O centeio, por exemplo, é muito tolerante ao cobre existente no solo. A sua semeadura a lanço superficial pode ser realizada desde que tenha um clima favorável à sua germinação. A ervilhaca também é resistente ao cobre. Ela incorpora uma boa quantidade de nitrogênio e controla muito bem as plantas não desejadas. O nabo forrageiro é importante para afrouxar a terra. A aveia preta ajuda muito a proteger o solo.

 

O que mais se desenvolve no vinhedo espontaneamente é o azevém. É temido por todo produtor. No entanto, manejado adequadamente, garante ótimos resultados, sem afetar o desenvolvimento das plantas. A cobertura verde trabalha muito a condição física do solo. Resultaram dessas observações e experiências algumas orientações importantes, veja abaixo:

 

Orientações
– O efeito da cobertura verde é progressivo com o passar dos anos;
– O seu vinhedo é único. A ajuda do técnico e sua experiência na área facilitará para a escolha da melhor opção de cobertura verde e como manejá-la;
– A compra coletiva de sementes é exitosa, como comprovam experiências de cooperativas;
– Um conjunto de fatores influencia o desenvolvimento e produção da planta e do vinhedo. Devemos trabalhar em todas as frentes.