Projeto piloto implanta assessoria técnica para as cantinas na Serra

É precária a situação das vinícolas familiares da Região da Serra, com diferentes níveis de desgaste nos últimos anos. Para modificar esse quadro, a FECOVINHO, o IBRAVIN, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e o SINDIVINHO decidiram implantar um programa de assessoria técnica (ATER Cantinas). Esse projeto piloto busca sustentabilidade para o segmento tradicional. São vinícolas que processam pelo menos 75%, de uvas próprias, elaboram quase exclusivamente vinhos de mesa, não possuem engarrafamento, comercializam vinhos a granel e vinificaram muito pouco na última safra.

 

Neste grupo de vinícolas, mais de uma centena fecharam ou estão inativas. Essas vinícolas surgiram como alternativa para escoamento da produção de uvas, levando em conta que o vinho pode ser armazenado para posterior comercialização. O fato de terem constituído empresas, a fim de legalizar a elaboração de vinhos, desenquadrou os produtores dos programas de apoio a agricultura familiar e do direito de regime previdenciário especial. Tiveram como consequência o aumento do custo de manutenção das famílias (custos fixos) e a redução da capacidade de captação de recursos para investimento. O resultado foi estrutura sucateada, elaboração de produto de qualidade inferior e marginalização pelo mercado.

 

As consequências imediatas poderão ser a redução do preço da uva, estímulo à clandestinidade dos processos de elaboração, redução do controle de qualidade dos vinhos e venda de grande volume de vinho a preço muito baixo, desestruturando o setor. A iniciativa do ATER Cantinas vai avaliar a situação e as perspectivas das vinícolas através de ferramentas de diagnóstico situacional, gestão, capacitação e qualificação dos vinicultores, a fim de criar visão de futuro.

 

O primeiro aspecto trabalhado foi avaliação situacional, através de um questionário, para verificar a condição tecnológica, econômica e social de cada vinícola. Com estas informações, serão definidas estratégicas para a superação das dificuldades, com uma gestão eficiente. No segundo momento será realizado um ciclo de qualificação, abordando temas como: Gestão da Unidade Agrícola, Boas Práticas de Fabricação e Legislação Sanitária, Ambiental e Tributária para orientar as decisões do setor.

 

Leandro Venturin
Tecnólogo em Viticultura e Enologia
stventur@gmail.com