Itália promove vinhos tintos do Piemonte e o prosecco do Vêneto

Eventos tiveram a presença de jornalistas de diversos países e tinham o objetivo de aumentar o consumo dos produtos

Itália-1_

Degustação de Barolos, Barbarescos e Roeros, em Alba. (Foto: Andréia Debon)

A Itália promoveu, no mês de maio, dois grandes eventos para divulgar alguns de seus principais vinhos: Barolo e Barbaresco. O primeiro deles, chamado Nebbiolo Prima e organizado pela Albeisa, uma associação que reúne produtores de Roero, Barbaresco e Barolo, aconteceu de 12 a 17 de maio na cidade de Alba, no Piemonte. Durante uma semana, 75 jornalistas de diversas partes do mundo (a jornalista da Editora Novo Ciclo, Andréia Debon, participou do evento representando o jornal A Vindima e a revista Bon Vivant) puderam degustar mais de 300 amostras de vinhos Barolo safra 2009 e reserva 2007, Barbaresco safra 2010 e reserva 2008, e Roero 2010 e reserva 2009, ambos elaborados com a uva Nebbiolo. Duzentas vinícolas inscreveram seus vinhos. As degustações aconteciam na parte da manhã. À tarde os profissionais tinham a oportunidade de conhecer de perto as vinícolas e o terroir da região.  Além do vinho, o grupo de profissionais também pôde conhecer mais sobre a gastronomia típica da região.

 

O segundo evento foi organizado pelo Consorzio Tutela del Vino Conegliano Valdobbiadene Prosecco e aconteceu de 18 a 22 de maio nas cidades de Conegliano e Valdobbiadene, região do Vêneto. Durante cinco dias, mais de 40 jornalistas, sommeliers e profissionais ligados ao vinho tiveram a oportunidade de conhecer a região de elaboração do prosecco, seu terroir e sua gastronomia durante seminários e visitas às vinícolas associadas.

 

Tanto os produtores do Piemonte quanto os empresários do Vêneto tem o Brasil como um de seus alvos comerciais. Nas próximas edições do A Vindima serão publicadas matérias sobre essas regiões e seus vinhos.