Recomendação é observar o período de carência

Alcides Laste é associado da Cooperativa Garibaldi.

Alcides Laste é associado da Cooperativa Garibaldi.

A qualidade da uva e a maior rentabilidade da safra dependem de alguns procedimentos importantes como o manejo correto e adequado de insumos e agrotóxicos. A recomendação é do agricultor Alcides Laste, de Coronel Pilar, associado da Cooperativa Garibaldi. Ele disse que há vários anos aprendeu com a orientação dos técnicos do Programa ATER que é necessário reduzir o volume de agrotóxicos aplicados.
Para o produtor, a orientação técnica é importante. “Os agricultores têm de se convencer da importância da ajuda dos técnicos. Os produtos de nossa cooperativa melhoraram muito em qualidade depois que os agricultores passaram a seguir com maior rigor as orientações técnicas”.

 

Alcides acrescenta que um dos cuidados especiais que ele tem no momento da aplicação é com o período de carência que cada produto exige. “É necessário observar isso, para não reduzir a rentabilidade e a qualidade da uva”. Quando se reduz a aplicação de agrotóxicos, há diminuição de custo com menos gasto para o bolso e menos perigo para a saúde do produtor e do consumidor, resume.