Vinhos de cooperativas gaúchas em Cuba e no Caribe

Recepção da delegação brasileira na embaixada do Brasil em Cuba.

Recepção da delegação brasileira na embaixada do Brasil em Cuba.

A vitivinicultura gaúcha projeta ações em mais um mercado consumidor de vinho, sucos e espumantes. O Caribe é o alvo desta nova investida. Uma comitiva do Ibravin e de cooperativas integrou a missão dirigida pelo governador Tarso Genro a Cuba, no início do mês de novembro. O Conselheiro do Ibravin, Hélio Marchioro, viajou acompanhado de dirigentes das cooperativas Aurora, Garibaldi e Nova Aliança. O grupo visitou a Feira Comercial e Industrial de Cuba. O primeiro contato importante com autoridades cubanas ocorreu na abertura oficial da missão promovida pelo embaixador do Brasil, José Felício. Participaram o Ministro do Comércio Exterior de Cuba, Rodrigo Malmierca Diaz, a Diretora de Relações Internacionais da Câmara de Comércio, Célia Labora, e o Vice-Presidente da República de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz.

 

Um momento importante para negócios futuros foi uma degustação de sucos, vinhos e espumantes das cooperativas, com a presença de 40 sommeliers. Essa atividade foi organizada por Renè Garcia Valdés, ‘embaixador’ dos vinhos gaúchos em Cuba. O evento contou com a presença do governador Tarso Genro, do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Alexandre Postal, secretários e assessores do governo gaúcho. Também esteve presente a diretora de Gestão e Planejamento da APEX Brasil, Regina Silverio, que se pronunciou sobre o projeto Wines From Brasil, defendendo a qualidades dos vinhos brasileiros para exportação. A degustação foi acompanhada peloGerente Comercial da Cooperativa Garibaldi, Miguel Carraro Neto, a Diretora Comercial da Aurora, Rosana Pasini, e o dirigente do Ibravin, Edegar Signaglia.

 

Marchioro salientou que um dos resultados importantes para as cooperativas gaúchas foi conhecer o sistema comercial cubano, para poder intervir na abertura do mercado. “O sistema cooperativo gaúcho chega a um mercado importante que é o caribe, com excelentes possibilidades de negócios”. Foram agendados diversos evento em Cuba. “No mês de fevereiro, faremos degustações estratégicas para vários públicos e setores, organizado pelo Ministério do Exterior”. Também ficou acertada a realização de outro evento no mês de julho de 2013 com sommeliers cubanos, que confirmaram que 2013 será o Ano do Brasil em Cuba para a área de vinhos. “Serão três dias para apresentação dos vinhos brasileiros”.

 

Os dirigentes do cooperativismo vitícola também realizaram contato com representantes da Revista Excelências, que circula em todo o Caribe. Durante encontros com a jornalista Melbys Nicola e com o editor, José Carlos Santiago, foi confirmada a possibilidade de publicação de matérias sobre os vinhos gaúchos. Ao mesmo tempo, o veículo de comunicação foi convidado para o Projeto Imagem do Ibravin. Uma equipe da revista foi convidada para conhecer a vitivinicultura gaúcha.