Agricultores ampliam comercialização de produtos ecológicos

Na região Nordeste do Rio Grande do Sul existem várias Feiras de Produtores Ecologistas. Em Antônio Prado, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Nova Bassano, Nova Petrópolis, Nova Prata, São Francisco de Paula, Vacaria e Veranópolis elas são uma fonte de saúde, de preservação ambiental e estímulo à economia solidária. No mês de março Farroupilha inaugurou a sua Feira Ecológica. A atividade será às quintas-feiras, das 15h às 19 h, na Praça da Bandeira. Esta feira é uma promoção da Prefeitura Municipal de Farroupilha e da Associação Farroupilhense de Agroecologia, com apoio da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Centro Ecológico e da Fecovinho. São dez bancas, com a comercialização de frutas, hortaliças, grãos e produtos agroindustrializados como sucos, geléias, molho de tomate, licores e vinhos, oriundos de dezesseis famílias.
O Agrônomo do Centro Ecológico, Luís Carlo Rupp, explica que essas feiras constituem excelentes oportunidades para Agricultores e consumidores. “Para os primeiros, são a possibilidade de colocação simplificada de produtos no mercado, com boa valoração econômica – já que não vendem para “intermediários”. Para os consumidores, representam a possibilidade de adquirir alimentos fresquinhos, ecológicos, diretamente dos Agricultores para a mesa, por preços muito melhores do que os praticados em grandes redes de varejo.
Rupp salienta que do ponto de vista socioeconômico, esse é um modelo de uma economia solidária, de geração de renda e riqueza, pois os recursos locais ficam nos municípios, em cadeias curtas, tendo inclusive impactos ambientais significativos. “Essa iniciativa evita que os alimentos transitem a longas distâncias, diminuindo as emissões de CO2, tão nocivos ao delicado equilíbrio do clima do nosso planeta”.

Luís Carlos Rupp
Engenheiro Agrônomo

Moradores de Farroupilha já podem adquirir produtos orgânicos. (Foto: Luís C. Rupp/Arquivo Fecovinho)

Moradores de Farroupilha já podem adquirir produtos orgânicos. (Foto: Luís C. Rupp/Arquivo Fecovinho)