Recomendações para a adubação verde

Paulo Dullius

Agrônomo da Coop. Nova Aliança

paulo.dullius@gmail.com

 

Ao terminar a safra, muitos agricultores aproveitam o momento para realizar a prática da adubação verde, semeando plantas de cobertura de solo para proteger e adubar a terra para a próxima safra. O período adequado para realizar a semeadura é antes da queda das folhas da videira, para que a semente entre em contato com o solo e facilite a germinação. Pode-se utilizar a roçada logo após a semeadura, visando cobrir as sementes e favorecer uma condição de umidade para sua germinação. Deve-se realizar a semeadura em períodos com umidade no solo, por isso, é importante observar a previsão de chuvas.  Independente de qual variedade de semente será utilizada, é fundamental conhecer as informações sobre a qualidade das sementes que se planeja adquirir.

Destacam-se duas características principais. A primeira é o índice de germinação. Isto se refere a porcentagem de sementes que estão viáveis para germinar naquele determinado lote. A segunda é o índice de pureza, que se refere a presença de outros tipos de sementes no lote. Em resumo, quanto maior o índice de germinação e de pureza das sementes melhor será o resultado da semeadura.

Existem muitas variedades de sementes disponíveis no mercado para realização desta prática. A escolha de qual utilizar dependente da situação de cada vinhedo.

 

Clique aqui e leia a reportagem completa