Tempo de inverno no Vale dos Vinhedos

Paisagens bucólicas complementam beleza do roteiro

Há quem pense no Brasil como um país de clima tropical e que somente tem atrações a oferecer nas estações quentes do ano. Mas a procura crescente pelo Vale dos Vinhedos nos meses de outono e inverno demonstra que esse cenário vem ganhando novos contornos. É no inverno que as experiências da cultura do vinho podem ser desfrutadas ao máximo na Serra Gaúcha, mais precisamente no Vale dos Vinhedos, que atinge seu ápice de visitantes na estação mais fria do ano. São turistas de todas as partes do país que vêm em busca de aconchego, hospitalidade e paisagens únicas compostas pelos vinhedos adormecidos.

Fotos- Gilmar Gomes

 

 

Estima-se que o Vale dos Vinhedos receba até agosto cerca de 80 mil visitantes. Isso porque o charme da estação, harmonizado com a vasta carta de vinhos das cerca de 30 vinícolas que integram o roteiro é um chamariz por si só. E os encantos do inverno se traduzem em cada curva da estrada que atravessa o vale. Entre vinhedos em repouso e a mata nativa que compõe o local, está a experiência inigualável de apreciar o ciclo da natureza, que se renova nos meses gélidos para voltar com todo seu encanto florido  na primavera e no verão, época onde o ciclo recomeça e a vindima reinicia.

As vinícolas, algumas em construções que enchem os olhos pela sua arquitetura, reservam programas que fazem com que o turista mergulhe no mundo do vinho. Experiências ímpares como um dia de poda fazem com que o visitante aprecie ao máximo a cultura do vinho, participando ativamente do processo de cuidados com os vinhedos, preparando-os para a renovação.

A experiência é complementada a cada estabelecimento visitado. Tendo como plano de fundo paisagens que formam um verdadeiro cartão postal, ao turista são propiciados passeios guiados por vinícolas que ganham um charme todo especial na possibilidade de degustar vinhos ainda em processo de elaboração ou outros ainda em barrica de carvalho. A capacidade de hospedagem do Vale, que comporta simultaneamente mais de 700 pessoas, possibilita conforto na hora de degustar um bom vinho e apreciar as paisagens compostas por vinhedos, plátanos e árvores nativas. Os estabelecimentos dedicados à gastronomia oferecem produtos coloniais, culinária típica italiana e alimentação saudável com produtos cultivados pelos próprios produtores.

 

Situado a 120 km de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos é um roteiro fácil de ser percorrido devido à proximidade dos estabelecimentos. Sua variedade de empreendimentos é complementada com estabelecimentos que trabalham com comercialização de artigos de couro, artesanato local, queijarias e biscoiterias, entre outros atrativos. Um passeio completo, com uma paisagem de tirar o fôlego, coroado com muito vinho e charme invernal.

* Fonte: Conceitocom. Fotos/Gilmar Gomes