Ibravin propõe fundo para promover os vinhos brasileiros

Discussão foi apresentada à Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados. Objetivo é ampliar a cultura do vinho no país

Proposta prevê a arrecadação de percentual sobre o faturamento das indústrias vinícolas.

Proposta prevê a arrecadação de percentual sobre o faturamento das indústrias vinícolas.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apresentou em Brasília a proposta para que seja criado um fundo nacional para promoção e ordenamento do mercado vitivinícola brasileiro. A proposta está baseada na experiência desenvolvida no Rio Grande do Sul, com o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), e pretende obter recursos para a promoção dos produtos vinícolas. O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalle Molle, explica que atualmente o Brasil vem consolidando a produção de sucos e vinhos em mais de uma dezena de Estados, e a constituição de um fundo nacional torna-se “um instrumento importante de integração e desenvolvimento do setor”.

 

A proposta definida pelo Conselho Deliberativo do Ibravin e apresentada na reunião da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados no dia 16 de maio, no Ministério da Agricultura, prevê a arrecadação de um percentual sobre o faturamento das indústrias vinícolas, engarrafadores e importadores. O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, salienta que “esta proposta exclui as empresas que vendem vinho a granel, pois a incidência da contribuição recairia apenas sobre os vinhos e produtos vitivinícolas engarrafados, nacionais ou importados.”

 

A Câmara Setorial também discutiu as formas de gestão deste fundo que teria participação de produtores, engarrafadores e importadores. A meta, observa Paviani, é elevar o consumo per capita de dois para cinco litros em cinco ou seis anos. “Para tanto, precisamos de mais recursos para difundir a cultura do consumo de vinho junto às refeições em todo o país, assim como já se faz no Sul e nas regiões produtoras do mundo, além de promover de forma massiva o produto vinho”, considera o diretor-executivo.

 

A criação de um fundo nacional pode ser feita por meio de legislação específica, prevista pela Constituição Federal, caracterizando-se como um fundo setorial ou como uma Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide). Os próximos passos envolvem a discussão interna desta proposta, pelas mais de 25 instituições públicas e privadas que integram a Câmara Setorial; a elaboração de minuta de legislação; e estimativa de arrecadação. Depois destas etapas é que será definido, pelos representantes do setor, por se colocar em prática ou não este fundo.

 

Atualmente, o Ibravin executa o projeto Wines from Brazil, o qual promove, por meio de campanhas publicitárias e outras técnicas de divulgação a ampliação do consumo do vinho, espumantes, suco de uva e demais derivados da uva, tanto no mercado interno quanto para a exportação.

 

O Instituto presta auxílio logístico e financeiro para participação de vinícolas em feiras e eventos no país e no Exterior e valoriza a realização de iniciativas, como a Avaliação Nacional de Vinhos, coordenada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). O Wines conta com apoio financeiro do governo federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e com recursos de 34 empresas associadas.

 

Foto: Stock.Xchng/DIVULGAÇÃO