Dores nas costas: como prevenir e tratar

A lombalgia acomete muitos trabalhadores do meio rural e precisa de cuidados. Problema pode esconder doenças mais graves

agricultor

Ainda de madrugada o galo canta, indicando que é hora de levantar e dar início às tarefas diárias, que se encerram somente ao anoitecer. A jornada de trabalho se estende final de semana à dentro, sem nenhuma remuneração extra. Essa é a rotina de trabalho dos agricultores e produtores rurais. São horas e horas em pé, muitas vezes curvados ou agachados, e carregando peso excessivo. Tanto esforço e postura inadequada têm levado milhares de trabalhadores do setor primário aos consultórios especializados.

Atento a esse e outros problemas de saúde, tão comuns entre a população brasileira, o jornal A Vindima inicia uma série de reportagens intitulada ‘Saúde do Agricultor’. Todo os meses abordaremos um assunto diferente. As matérias contarão com a participação de médicos e especialistas, que falarão sobre os problemas e orientarão os leitores sobre os cuidados preventivos, formas de tratamento e dicas de como viver melhor. Neste mês, iniciamos a série com um dos males que mais acomete a população mundial, em especial os agricultores: a dor nas costas ou distúrbios posturais.

 Dor nas costas

Conhecidas de forma genérica como lombalgia, cervicalgia ou dor ciática, merecem atenção para um diagnóstico médico preciso e indicação correta de tratamento. De acordo com o ortopedista e traumatologista Bruno Costamilan Winkler, da Clínica Ossus, de Caxias do Sul, dor nas costas é uma das principais reclamações das pessoas nos dias de hoje. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que oito em cada dez pessoas, o que representa 85% da população de todo o mundo, teve ou vai ter dor nas costas em algum momento da vida.

Causas

O especialista destaca que existem diversas causas para o problema e que é preciso identificar a correta antes de indicar o tratamento. A mais comum, sem dúvida, é a postura inadequada ao longo da vida. Porém, Winkler destaca que existem outros fatores que influenciam para o surgimento do problema, como genética, sedentarismo, obesidade, fatores psicossociais, insatisfação com o trabalho, funções desgastantes, síndromes depressivas, entre outros.

O tabagismo também prejudica as costas. Cientistas afirmam que as substâncias tóxicas associadas ao cigarro atrapalham a irrigação dos músculos e os enfraquecem, o que pode resultar em dor. “Portanto, para prevenir podemos evitar os fatores que dependem do estilo de vida, como o sedentarismo, a obesidade e o hábito de fumar, além de ter cuidado com a postura ao carregar peso, dobrando sempre os joelhos ao invés da coluna lombar”, ensina.

Quando procurar um médico

O especialista pontua que, normalmente, as dores passam espontaneamente, porém o sinal de alerta ascende se os sintomas persistirem por mais de três meses. “Se a dor for mecânica, que se acentua com o movimento, já é um sinal provável de degeneração discal. Então, um médico deve ser procurado”, alerta. Nestes casos é recomendado consultar um clínico geral para que ele peça exames e indique a causa, assim como o melhor profissional para fazer o tratamento, que pode incluir o uso de analgésicos, como o Paracetamol, anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, ou cirurgia para tratar problemas na coluna, como hérnia de disco, por exemplo.

Durante a consulta é importante dizer ao médico as característica da sua dor, dizendo quando ela surgiu, se dói o tempo todo ou só quando faz determinado movimento, e também o que você já fez para tentar aliviá-la. Pode ser útil informar se é sedentário e qual é o seu trabalho. Ao saber estes detalhes, o médico pode fazer o diagnóstico mais rápido e indicar o melhor tratamento. Antes de direcionar o tratamento, ele avalia também a dor e verifica, por exemplo, se ela é localizada, se irradia para outras partes do corpo e há quanto tempo existe. A partir disso, ele identifica a melhor maneira de tratar, com remédios, cirurgia ou até mesmo fisioterapia.

Tratamento

Uma das formas de tratar as alterações posturais é por meio da Reeducação Postural Global (RPG), uma especialidade da fisioterapia que utiliza aparelhos e exercícios específicos para melhorar a postura e outros sintomas relacionados à má postura. Nos casos mais graves pode-se indicar o uso de um colete ortopédico ou realizar uma cirurgia na coluna. Pilates e exercícios de fortalecimento muscular também são indicados.

O ortopedista e traumatologista Bruno Costamilan Winkler salienta que a cirurgia é indicada quando há uma espondilolistese (o escorregamento de uma vértebra sobre a outra) degenerativa, uma hérnia de disco com déficit neurológico ou quando a dor não alivia com medicação e repouso ou quando o tratamento conservador (medicamentoso, fisioterapia, Pilates, corticóides peridural) falha. Por falar em medicamentos, o médico faz um alerta com relação à automedicação também em casos de dores na coluna. “É perigoso, pois muitos medicamentos possuem efeitos adversos que devem ser medidos por um médico. Antiinflamatórios aumentam a pressão, podem causar sintomas gastrointestinais e causar insuficiência renal. Sempre deve ser consultado um médico antes de usar uma medicação para aliviar os sintomas”, evidencia o especialista.

 Dúvidas e sugestões

Você ficou com alguma dúvida com relação a este tema? Envie uma pergunta para a jornalista Mirian Spuldaro (mirian@avindima.com.br). Ela buscará as respostas, que serão publicadas na próxima edição. Se você tiver algum assunto que gostaria de ler nesta seção também pode enviar um e-mail ou ligar para o jornal A Vindima. O telefone é o (54) 99833588.

Temas que serão abordados até o final deste ano

Setembro/15 – tendinite e bursite

Outubro/15 – Saúde respiratória: problemas que afetam os pulmão e os cuidados com agrotóxicos

Novembro/15 – Nutrição: colesterol, diabetes, pressão alta e obesidade.

Dezembro/15 – Osteoartrose (artrose) e reumatismos