Escolhidos os vinhos oficiais do Carnaval 2013

A grande novidade do Projeto Carnaval do Ibravin e da Vai-Vai é o lançamento de uma nova embalagem de vinho no mercado em parceria com a Tetra Pak

Degustação de vinhos realziada em outubro na sede da Escola de Samba Vai-Vai.

Degustação de vinhos realziada em outubro na sede da Escola de Samba Vai-Vai.

A escola de samba Vai-Vai sediou uma degustação de vinhos no final de outubro, na sua sede, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Em uma promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mais de 80 pessoas escolheram os três vinhos oficiais do Carnaval 2013, quando a Vai-Vai buscará o 15º título com o tema-enredo sobre os Vinhos do Brasil. Além de jornalistas e sommeliers, a lista de convidados contou com a maioria formada por integrantes da comunidade do Bixiga e da escola, que tem 82 anos de história. Os vinhos das seis vinícolas apoiadoras do Carnaval 2013 – Arbor, Aurora, Góes, Miolo, Perini e Salton – foram divididos em três categorias (branco aromático, tinto seco e tinto suave) e degustados às cegas, ou seja, sem o conhecimento dos rótulos.

 

Os preferidos foram o Aurora Saint Germain Branco Assemblage, da Aurora (Bento Gonçalves); o Arbo Merlot, da Vinícola Perini (Farroupilha); e o Quinta Jubair Tinto Suave, da Goés (SP). Os vinhos eleitos democraticamente serão vendidos nos eventos da Vai-Vai e nas arquibancadas do Anhembi no Carnaval 2013 a preços populares. A novidade é que os rótulos escolhidos serão distribuídos e vendidos em uma inédita embalagem de 250 ml da Tetra Pak. A caixinha é exclusiva para o Carnaval, com a promoção da marca setorial Vinhos do Brasil. No total, serão envasadas e distribuídas 180 mil embalagens de 250 ml.

 

A partir de agora, ensaios, feijoadas e todos os eventos realizados semanalmente na escola contarão com a distribuição e comercialização dos vinhos nas caixinhas. A expectativa é oferecer a novidade para cerca de 600 pessoas semanalmente. Outra grande ação acontecerá no aniversário da Vai-Vai, em janeiro, quando um público estimado de oito mil pessoas poderá degustar os vinhos no Anhembi.

 

O Ibravin e a Vai-Vai ainda venderão vinhos e espumantes nas tradicionais garrafas de 750 ml – aí sim com os rótulos das vinícolas parceiras – nos camarotes e áreas VIPs da escola e do sambódromo. Vinhos em taça, servidos a partir de embalagens bag-in-box, também serão vendidos, assim como o suco de uva.

 

Vinho na caixinha
De acordo com Eduardo Eisler, vice-presidente de Estratégia de Negócios da Tetra Pak, a intenção é oferecer um ótimo vinho em embalagens seguras, modernas e práticas. “A presença no Carnaval será uma grande oportunidade de quebrar paradigmas e mostrar ao consumidor que é possível oferecer um vinho de alta qualidade em caixinha”, salienta Eduardo. O vinho em porção individual de 250 ml é uma ótima opção para o consumo no cotidiano familiar, íntimo e informal. “Econômico, elegante, prático e seguro, o vinho em embalagem cartonada surge como mais uma alternativa para facilitar o consumo do vinho brasileiro no país”, diz Eisler.

 

Mercados maduros da América Latina serviram de inspiração na estratégia desenvolvida pelo Ibravin e pela Tetra Pak. Apesar de ser uma novidade no Brasil, o vinho em embalagem cartonada é uma tendência nos mercados da Austrália, Espanha, Itália, Argentina e Chile, que já possuem grande parte de seus vinhos finos em embalagens cartonadas. Na Argentina, por exemplo, este tipo de produto representa 44% do total da produção de 500 milhões de embalagens. No Chile a representação é de 43% e no Paraguai é ainda maior, chegando a 70% de todo o mercado. No Uruguai o vinho em embalagens cartonadas ainda representa 20% do mercado, no entanto, esta fatia cresceu 114% em apenas seis anos (de 2005 a 2011).

 

“A ideia é ampliar as ocasiões de consumo do vinho, principalmente em locais onde a entrada de vidro não é permitida”, argumenta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Para ele, o vidro em garrafa de vidro seguirá sendo o escolhido durante as refeições, em celebrações, com toda a cerimônia e glamour. Já a embalagem cartonada viabiliza o consumo em momentos mais descontraídos e em diferentes lugares, normalmente em locais onde são consumidos cerveja, destilados etc. Bertolini lembra que, em uma pesquisa realizada pelo Ibravin em 2008, os rituais que envolvem o consumo de vinho foram apontados como um dos principais empecilhos ao aumento das vendas. Recentemente, a maior revista de gastronomia do país descobriu que 70% dos seus leitores não tinham saca-rolhas em casa. “Temos que facilitar e democratizar o consumo do vinho”, completa.

 

Futuro
Após esta ação, a expectativa é que uma vinícola adote o produto em embalagens individuais (250 ml) ainda em 2013, produzindo cerca de dois milhões de litros anualmente. Este volume (250ml) é inédito na América do Sul, pois nos outros mercados onde a categoria já é consolidada as embalagens cartonadas para vinho são de um litro. No Brasil, a vinícola Wine Park Gran Legado lançou em 2010 duas versões de vinho em embalagem cartonada com a marca Onorabile – Cabernet Sauvignon & Merlot e Chardonnay & Riesling. “Nos próximos dois anos, a expectativa é ter entre três e quatro vinícolas produzindo em embalagens cartonadas para de fato consolidar esta categoria no país”, prevê.

 

Patrocinadores
O Ibravin já conquistou os primeiros oito patrocinadores e dois apoiadores para o Carnaval 2013 da Vai-Vai, cujo tema é “Sangue da terra, videira da vida um brinde de amor em plena avenida, Vinhos do Brasil!”. O patrocínio master é exclusivo da Verallia. Outros patrocinadores são a Tetra Pak, o Governo do Estado da Bahia e as vinícolas Arbor, Aurora, Góes, Perini e Salton. O apoio será da Scholle Packaging e da Miolo. O suco de uva também estará presente com patrocínio das vinícolas Arbor (Greenday) e Perini.

 

A escola de samba Vai-Vai sediou uma degustação de vinhos no final de outubro, na sua sede, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Em uma promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mais de 80 pessoas escolheram os três vinhos oficiais do Carnaval 2013, quando a Vai-Vai buscará o 15º título com o tema-enredo sobre os Vinhos do Brasil. Além de jornalistas e sommeliers, a lista de convidados contou com a maioria formada por integrantes da comunidade do Bixiga e da escola, que tem 82 anos de história. Os vinhos das seis vinícolas apoiadoras do Carnaval 2013 – Arbor, Aurora, Góes, Miolo, Perini e Salton – foram divididos em três categorias (branco aromático, tinto seco e tinto suave) e degustados às cegas, ou seja, sem o conhecimento dos rótulos.

 

Os preferidos foram o Aurora Saint Germain Branco Assemblage, da Aurora (Bento Gonçalves); o Arbo Merlot, da Vinícola Perini (Farroupilha); e o Quinta Jubair Tinto Suave, da Goés (SP). Os vinhos eleitos democraticamente serão vendidos nos eventos da Vai-Vai e nas arquibancadas do Anhembi no Carnaval 2013 a preços populares. A novidade é que os rótulos escolhidos serão distribuídos e vendidos em uma inédita embalagem de 250 ml da Tetra Pak. A caixinha é exclusiva para o Carnaval, com a promoção da marca setorial Vinhos do Brasil. No total, serão envasadas e distribuídas 180 mil embalagens de 250 ml.

 

A partir de agora, ensaios, feijoadas e todos os eventos realizados semanalmente na escola contarão com a distribuição e comercialização dos vinhos nas caixinhas. A expectativa é oferecer a novidade para cerca de 600 pessoas semanalmente. Outra grande ação acontecerá no aniversário da Vai-Vai, em janeiro, quando um público estimado de oito mil pessoas poderá degustar os vinhos no Anhembi.

 

O Ibravin e a Vai-Vai ainda venderão vinhos e espumantes nas tradicionais garrafas de 750 ml – aí sim com os rótulos das vinícolas parceiras – nos camarotes e áreas VIPs da escola e do sambódromo. Vinhos em taça, servidos a partir de embalagens bag-in-box, também serão vendidos, assim como o suco de uva.

 

Vinho na caixinha
De acordo com Eduardo Eisler, vice-presidente de Estratégia de Negócios da Tetra Pak, a intenção é oferecer um ótimo vinho em embalagens seguras, modernas e práticas. “A presença no Carnaval será uma grande oportunidade de quebrar paradigmas e mostrar ao consumidor que é possível oferecer um vinho de alta qualidade em caixinha”, salienta Eduardo. O vinho em porção individual de 250 ml é uma ótima opção para o consumo no cotidiano familiar, íntimo e informal. “Econômico, elegante, prático e seguro, o vinho em embalagem cartonada surge como mais uma alternativa para facilitar o consumo do vinho brasileiro no país”, diz Eisler.

 

Mercados maduros da América Latina serviram de inspiração na estratégia desenvolvida pelo Ibravin e pela Tetra Pak. Apesar de ser uma novidade no Brasil, o vinho em embalagem cartonada é uma tendência nos mercados da Austrália, Espanha, Itália, Argentina e Chile, que já possuem grande parte de seus vinhos finos em embalagens cartonadas. Na Argentina, por exemplo, este tipo de produto representa 44% do total da produção de 500 milhões de embalagens. No Chile a representação é de 43% e no Paraguai é ainda maior, chegando a 70% de todo o mercado. No Uruguai o vinho em embalagens cartonadas ainda representa 20% do mercado, no entanto, esta fatia cresceu 114% em apenas seis anos (de 2005 a 2011).

 

Embalagem escolhida é uma inédita caixinha de 250 ml da Tetra Pak.

Embalagem escolhida é uma inédita caixinha de 250 ml da Tetra Pak.

“A ideia é ampliar as ocasiões de consumo do vinho, principalmente em locais onde a entrada de vidro não é permitida”, argumenta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Para ele, o vidro em garrafa de vidro seguirá sendo o escolhido durante as refeições, em celebrações, com toda a cerimônia e glamour. Já a embalagem cartonada viabiliza o consumo em momentos mais descontraídos e em diferentes lugares, normalmente em locais onde são consumidos cerveja, destilados etc. Bertolini lembra que, em uma pesquisa realizada pelo Ibravin em 2008, os rituais que envolvem o consumo de vinho foram apontados como um dos principais empecilhos ao aumento das vendas. Recentemente, a maior revista de gastronomia do país descobriu que 70% dos seus leitores não tinham saca-rolhas em casa. “Temos que facilitar e democratizar o consumo do vinho”, completa.

 

Futuro
Após esta ação, a expectativa é que uma vinícola adote o produto em embalagens individuais (250 ml) ainda em 2013, produzindo cerca de dois milhões de litros anualmente. Este volume (250ml) é inédito na América do Sul, pois nos outros mercados onde a categoria já é consolidada as embalagens cartonadas para vinho são de um litro. No Brasil, a vinícola Wine Park Gran Legado lançou em 2010 duas versões de vinho em embalagem cartonada com a marca Onorabile – Cabernet Sauvignon & Merlot e Chardonnay & Riesling. “Nos próximos dois anos, a expectativa é ter entre três e quatro vinícolas produzindo em embalagens cartonadas para de fato consolidar esta categoria no país”, prevê.

 

Patrocinadores
O Ibravin já conquistou os primeiros oito patrocinadores e dois apoiadores para o Carnaval 2013 da Vai-Vai, cujo tema é “Sangue da terra, videira da vida um brinde de amor em plena avenida, Vinhos do Brasil!”. O patrocínio master é exclusivo da Verallia. Outros patrocinadores são a Tetra Pak, o Governo do Estado da Bahia e as vinícolas Arbor, Aurora, Góes, Perini e Salton. O apoio será da Scholle Packaging e da Miolo. O suco de uva também estará presente com patrocínio das vinícolas Arbor (Greenday) e Perini.

 

Foto: Jane Prado / Especial / Ibravin