Secretário nacional da Agricultura Familiar sinaliza fortalecimento da rede de Aters

Em visita ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira, dia 2 de agosto, o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, José Ricardo Roseno, foi recebido no auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, por extensionistas e pela direção da Instituição e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Estado.

Segundo Roseno, o esforço da pasta está voltado a demonstrar aos demais integrantes do governo a relevância das políticas públicas que eram desenvolvidas pelo extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Entre as principais metas do projeto de governo está a continuidade dos programas e projetos e o possível aumento do orçamento para o setor. “Uma de nossas metas é tirar do papel a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que foi criada em 2013, mas nunca chegou a entrar em atividade. A intenção é publicar chamadas públicas pela Anater e contratar toda a assistência técnica através da agência, como forma de facilitar o acesso da população a esse serviço essencial e fortalecer as ematers de todos os estados, caminhando assim para a universalização da Aters”, enfatiza Roseno.

De acordo com o secretário, o governo espera destinar um orçamento de cerca de R$ 800 milhões para a Anater, que fará o repasse direto às entidades responsáveis pelo serviço de Aters nas unidades da Federação.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, agradeceu ao secretário pelo repasse dos R$ 8 milhões referentes a serviços já prestados pela entidade, por meio de Chamadas Públicas do governo federal e que estavam em aberto. “É muito bom termos um extensionista ocupando esse cargo tão importante, precisamos de pessoas que valorizam a Aters, que é de extrema importância para a agricultura, setor que contribui muito com o PIB do Brasil e do RS. O fato de termos o secretário aqui conosco hoje revela que o governo entende o que representa o nosso trabalho e investirá nele, já que temos a experiência para continuar gerando renda, qualidade de vida e fomentando a produção de alimentos de qualidade”, ressalta Kuhn.

O secretário da SDR, Tarcísio Minetto, defendeu a volta do MDA e elogiou a estrutura e o capital humano da Emater/RS-Ascar. “Aqui estão profissionais capacitados para buscar sempre o melhor para a nossa agricultura familiar e melhorar a vida de milhares de pessoas que produzem no meio rural, promovendo o seu desenvolvimento. Nosso foco, enquanto Secretaria, através de nossas vinculadas, como a Emater, é cuidar do econômico, que as famílias tenham renda e possam se desenvolver socialmente”, disse Minetto.

Também estiveram presentes o coordenador de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Hur Ben Correa da Silva, os diretores técnico e administrativa da Emater/RS, Lino Moura e Silvana Dalmás, e o secretário adjunto da SDR, Iberê Orsi, além de presidentes e representantes de outras entidades ligadas à Aters oficial do Rio Grande do Sul.

Foto: Kátia Marcon