Amores de vindima

Em meio ao trabalho árduo e cansativo, sempre podem nascer belas histórias de vida e afeto.
O A Vindima convidou os leitores a enviar suas histórias, confira três delas

Camila Baggio

Nesta época produtores pelo Brasil dedicam seus dias à colheita das uvas. Dedicação, cuidado e, por que não, amor. Mas neste período de muitas tarefas, o carinho não fica restrito aos vinhedos e cachos de uvas, ele pode nascer da forma mais inesperada. O jornal A Vindima conta nesta edição belas histórias que nasceram debaixo dos parreirais, durante as vindimas da vida. Histórias de amor, amizade, cumplicidade e companheirismo. Vindimas que uniram e construíram famílias. Além destas, inúmeras são as histórias semelhantes, por isso o desejo é que as vindimas sejam sempre abençoadas com bons frutos e infinitos amores.

Vem aí a Cecília

Giulia Trucolo Martinelli e Adílio de Oliveira se conheceram na vindima de 2014 e nunca mais colheram uvas sozinhos

Giulia Trucolo Martinelli e Adílio de Oliveira se conheceram na vindima de 2014 e nunca mais colheram uvas sozinhos

Os próximos dias serão de muita emoção para o casal Giulia Trucolo Martinelli, 21 anos, e Adílio de Oliveira, 25 anos, de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. A chegada da pequena Cecília não poderia ser em época mais especial, a da vindima, onde germinou o amor do jovem casal. Giulia é natural de Bento Gonçalves, onde também se formou enóloga pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). E foi exatamente durante a formação profissional que ela iniciou um estágio na Cave Geisse, vinícola localizada em Pinto Bandeira e, no dia mais despretensioso do trabalho debaixo dos vinhedos, conheceu a pessoa que mudaria sua vida. “Certa manhã fui aos vinhedos para coletar algumas amostras. Eu estava com galochas, chapéu, com a cara branca de tanto protetor solar (nada preparada para um encontro) e encontrei a equipe do campo, onde fui apresentada ao novo colaborador da empresa: o Adílio (ele em cima do trator também vestido com botas de borracha e equipado com tesoura de poda). Não dei muita bola, apenas cumprimentei e desejei a ele boas-vindas. Depois de um tempo descobri que neste dia ele falou: “é com essa moça que eu vou casar”, conta Giulia, divertindo-se.

O encontro foi na vindima de 2014, Adílio passou a integrar a equipe de trabalho no campo e Giulia, com a conclusão do estágio, seguiu atuando na vinícola, na área da pesquisa voltada ao sensoriamento remoto, disponibilidade hídrica, entre outros temas relacionados com os vinhedos. A rotina de colegas de trabalho aos poucos foi aproximando o futuro casal, que evoluiu dos assuntos nos intervalos do almoço até os primeiros encontros. “Com seu jeitinho aparentemente tímido o Adílio foi me conquistando. Notei que já estava crescendo um sentimento maior entre nós e depois de alguns encontros começamos a namorar, e foi quando realmente percebemos que nossa relação estava sólida. Daquela manhã e de outras tantas nos vinhedos, surgiu uma relação de muito amor, companheirismo, respeito e confiança”, reconhece Giulia.

Do amor do jovem casal, em breve nasce a pequena Cecília, já em meio aos vinhedos de Pinto Bandeira, onde a família mora e trabalha

O amor do jovem casal rendeu frutos. A primeira filha deles, Cecília, nasceu no dia 18 de fevereiro de 2017.

Depois de algum tempo, o casal iniciou uma nova caminhada, esta na Vinícola Don Giovanni, localizada também em Pinto Bandeira, onde permanecem até hoje. Giulia é gerente de Turismo, e Adílio, que é natural da cidade de Engenho Velho, é cantineiro. No ano passado o casal corou o amor com o casamento e, pertinho do dia do simbólico ‘sim’, descobriu que esse amor tinha germinado assim como as videiras – Giulia estava grávida. Hoje, faltando pouquinho para a pequena Cecília chegar, a ansiedade já toma conta. “Que privilégio será receber a nossa Cecília em uma época tão especial: a vindima. Com certeza desde pequena ela verá o nosso amor pelo que de melhor a terra nos oferece aqui na região, e poderá sentir junto conosco as emoções de acompanhar cada fase do ciclo da videira, desde os primeiros brotinhos, os cachos formados e as folhas caindo”, emociona-se a mamãe.

Definitivamente, vindimas de trabalho também podem ser de amores. “Podemos dizer que a vindima realmente nos uniu. Por muitas vezes nossos encontros e caminhadas foram nos vinhedos, nossas conversas foram entre prensadas de uvas e muitas risadas próximos à tanques em fermentação. Tudo isso nos transmite uma tranquilidade e paz inigualáveis, que nos permite fazer planos e sonhar bastante”, garante Giulia, que ainda em fevereiro terá em seus braços a filha Cecília.

Companheirismo e trabalho

O casal Ana Paula Maciel e Vandoir Schneider tem na colheita da uva a união no trabalho e no amor

O casal Ana Paula Maciel e Vandoir Schneider tem na colheita da uva a união no trabalho e no amor

Foi na pequena comunidade de Caravaginho, pertencente ao distrito de Nova Milano, em Farroupilha, que nasceu mais um dos diversos e lindos amores de vindima. Vindo da cidade de São João do Oeste, no Estado de Santa Catarina, para trabalhar na colheita da uva, Vandoir Schneider, hoje com 33 anos, acabou tornando Farroupilha sua casa. O primeiro contato com o município foi há 10 anos, exatamente na época de safra – Vandoir já tinha colhido uvas em solo catarinense e também em São Paulo. Com o término da colheita, voltou para casa e, seis meses depois, o destino o levou de volta para Nova Milano, desta vez para trabalhar na poda dos vinhedos.

O trabalho na comunidade de Caravaginho tinha momentos de descanso, quando o jovem participava de eventos e festas comunitárias. Foi em uma dessas oportunidades que ele conheceu Ana Paula Maciel, 30 anos, moradora da localidade. Desde então, há oito anos, Ana Paula e Vandoir dividem alegrias e, há cinco anos, também o trabalho com as videiras, desde que resolveram casar. Hoje, o casal assumiu e mantém a propriedade da família de Ana Paula, onde os vinhedos dividem a atenção também com culturas como o pêssego e o caqui. “Já são oito anos de união e o sentimento entre nós ainda é de namorados. No trabalho muitas vezes temos nossas diferenças, mas como costumo dizer, no final sempre dá tudo certo.

Ao lado da mãe Maria (C) e da filha Analissa, Ana Paula exibe as belas uvas da safra deste ano

Ao lado da mãe Maria (C) e da filha Analissa, Ana Paula exibe as belas uvas da safra deste ano

Nas vindimas nos dedicamos juntos ao máximo para que os bons frutos sejam colhidos”, valoriza Ana Paula. As uvas colhidas pela família seguem, em parte para a produção de vinho, e também para consumo in natura. Ana Paula e Vandoir dividem a rotina dedicada à agricultora com Maria Neura Rodrigues Marciel, mãe de Ana Paula, e a jovem Analissa, filha que Vandoir também tem como sua.

Casados há 40 anos

Debaixo dos vinhedos em Nova Pádua, Regina Munaro Martello e Jorge Martello já apresentam para a neta Martina as belezas da vindima

Debaixo dos vinhedos em Nova Pádua, Regina Munaro Martello e Jorge Martello já apresentam para a neta Martina as belezas da vindima

No Travessão Bonito, interior do município de Nova Pádua, o casal de agricultores Regina Munaro Martello, 66 anos, e Jorge Martello, 62 anos, completam em outubro deste ano quatro décadas de união, companheirismo, trabalho e amor. A história deles nasceu em 1972, quando o jovem Jorge saiu de casa, na cidade de Antônio Prado, para trabalhar como empregado na propriedade dos pais de Regina, Cirilo e Carmelina, que tinham atividade exclusiva nos vinhedos. “O pai precisava de mão de obra durante todo o ano para dar conta do trabalho nos parreirais. O Jorge veio em uma safra de uva e acabou ficando para ajudar”, conta Regina. O amor entre o casal demorou alguns anos para despertar, foi em 1975 que eles começaram a namorar e, em 1977, assumiram a união perante Deus e a família com o casamento.

Do amor que brotou na vindima, Regina e Jorge têm três filhos: Rafael, 37 anos, Gabriel, 35 anos, e Ricardo, 33 anos. “Antigamente eu trabalhava como professora do município e tinha muito trabalho na colônia. Juntos, batalhamos muito, mas valeu a pena, e a família que temos hoje é tudo de bom, é fundamental para nós”, comemora Regina. Atualmente as atenções da família estão na pequena Martina Heidrich Martello, de pouco mais de nove meses de idade, filha de Rafael e a esposa Mari Heidrich Martello. Para a alegria dos avós corujas, ela já acompanha a vindima na companhia deles. Hoje, o trabalho da família tem, além da viticultura, a produção de alho, cebola, tomate e verduras, contando inclusive com o auxílio do caçula Ricardo.