21º ExpoVinis: vinho do Brasil é destaque no mais importante evento vitivinícola da América Latina

expovinis_2017

 

Principal encontro latino-americano de vinhos, o ExpoVinis Brasil é reconhecido por apresentar mais de 400 marcas expositoras, com uma diversidade de tintos, brancos, rosés e espumantes, em três dias dedicados aos profissionais e apreciadores da bebida. Responsável por reunir produtores nacionais e internacionais, o evento chega a sua 21ª edição para reafirmar um de seus mais importantes compromissos: o desenvolvimento do mercado brasileiro de vinhos.

Seguindo uma parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o ExpoVinis, que ocorre em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de junho, anuncia que o pavilhão do Brasil será o ‘abre-alas’ da feira, localizado na entrada do Pavilhão Branco do Expo Center Norte. O evento também terá uma agenda especial direcionada ao Brasil, por ser um dos países de alta relevância para o setor vitivinícola mundial. “Acreditamos na ExpoVinis como verdadeira e potente agente de impulsão para o mercado vitivinícola brasileiro, uma vez que o evento traduz a necessidad e de comunicação e negociação entre empresários, produtores, compradores e consumidores de todo o país, além de promover a visibilidade do produto nacional para os mais importantes players desta promissora cadeia de produção do vinho brasileiro”, resume Clélia Iwaki, diretora da feira, que é organizada pela Informa Exhibitions.

Além das atividades, outra ferramenta que objetiva ampliar o acesso à informação sobre o mercado do vinho é o Blog ExpoVinis, canal idealizado pela feira que promove a conscientização e educação do consumidor brasileiro em relação à qualidade e credibilidade da produção nacional de vinhos.

 

Top Ten: concurso tem três categorias voltadas ao vinho brasileiro

Os vinhos do Brasil também têm espaço importante no aguardado concurso TOP TEN, que indica os melhores rótulos da feira e traz três categorias voltadas ao vinho brasileiro: Espumante Nacional, Tinto Nacional e Branco Nacional.
Em 2016, na edição comemorativa de 20 anos do ExpoVinis Brasil, o prêmio consagrou rótulos de três das mais promissoras vinícolas do universo vitivinícola brasileiro. O Brut Champenoise da vinícola Gran Legado Vinhos e Espumantes, pioneira na elaboração de vinhos no Brasil, o Sinais Sauvignon Blanc, da Don Guerino, e o Lidio Carraro Agnus Tannat, da Lidio Carraro Vinícola Boutique.
A prova, realizada há mais de uma década, conta com um júri conduzido por Jorge Lucki – único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin – que na edição passada teve participação do premiado sommelier Manoel Beato, do grupo Fasano, e do sommelier chileno Hector Riquelme, dentre outros nomes de relevância para o mercado de vinhos. “Ser TOP TEN pela 3ª vez com nosso Gran Legado Brut Champenoise nos proporcionou visibilidade, destaque e prestígio dentro e fora do evento. A repercussão foi muito positiva”, celebra Aline Ciota, porta-voz da Gran Legado.
O ExpoVinis Brasil acontece no Pavilhão Branco do Expo Center Norte simultaneamente à Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café. O objetivo é que o salão internacional do vinho complemente o calendário de feiras voltadas à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, apresentando os destaques do promissor mercado vitivinícola aos profissionais já envolvidos na cadeia de food service, ampliando, assim, os intercâmbios que as feiras promovem.

Fórum ExpoVinis: Brasil em pauta

Em seus dois primeiros dias, o ExpoVinis Brasil será voltado para a discussão de atualidades da produção e comercialização vitivinícola, e irá trazer um painel dedicado exclusivamente ao mercado nacional. No dia 6 de junho, especialistas discutirão o tema ‘A Diversidade das Regiões Vitivinícolas Brasileiras’ e, seguindo nesta mesma pauta, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Celito Guerra, vai tratar da produção e técnicas de cultivo de uvas nas regiões brasileiras do Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas.
A grade completa com os horários e todos os temas será divulgada em breve em www.expovinis.com.br.

ExpoVinis Brasil 2017 | 21º Salão Internacional do Vinho – 6 a 8 de junho

Dias 6 e 7, das 13 às 21 horas. Dia 8, das 13 às 20 horas. O dia 6 é exclusivo para profissionais do setor. Aberto ao consumidor final nos dias 7 e 8 de junho a partir das 17 horas.
Expo Center – Norte Rua José Bernardo Pinto, nº 333, Vila Guilherme / São Paulo
Informações sobre horários do Fórum ExpoVinis, palestras e degustações, acesse: www.expovinis.com.br