Espaço da Agricultura Familiar na Expointer oferece produtos diferenciados e de alta qualidade

 

O Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos espaços mais visitados durante a 40ª Expointer, que acontece até domingo, dia 09 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, oferece qualidade e diversidade de produtos. Queijos, salames e copas, geleias e mel, bolachas, artesanato, plantas e flores, sucos, vinhos e cachaças são alguns dos produtos que os visitantes encontram desde a primeira edição da feira, mas a cada ano, novidades chamam a atenção do público.

No espaço das agroindústrias familiares estão sendo comercializados pães, bolos, biscoitos, sucos, queijos, massas, geleias, compotas, embutidos, conservas e erva-mate, entre outros. No local também podem ser encontrados artesanatos, flores e folhagens. Mas uma das bancas que mais chama a atenção é a da produtora Raquel Pellegrini, de Paraí. Responsável pela agroindústria familiar Casa do Sabor, comercializa geleias com sabores diferenciados, estando entre eles o de caipirinha.

A ideia, de acordo com a jovem, surgiu não faz muito tempo. “Penso que seja importante a busca por outros sabores, para além dos convencionais”, ressalta. “E um espaço como uma feira sempre será o local certo para alcançar o público que procura algum sabor menos convencional”, analisa.

Com seis anos de existência, a agroindústria envolve também os pais e uma cunhada de Raquel, que juntos comercializam também compotas, sucos de uva e molho de tomate, além de outras geleias de sabores especiais, como pimenta e cebola roxa, e as tradicionais de figo, uva e morango,– algumas delas sem a adoção de açúcar.

Ainda sobre o produto de caipirinha, a empreendedora garante que ela não possui teor alcoólico. “Ele acaba evaporando durante o cozimento”, sorri. Para que a geleia não fique tão ácida a estratégia é misturar maçã ao produto. “Em geral a recepção do público tem sido muito boa”, garante.

Girando pelo pavilhão também encontramos novidades, como o Rancho das Cabras, de Taquara, o Sabores do Rancho, de Estância Velha, e a Cervejaria Stein Haus, de Picada Café.