Farroupilha

Farroupilha

O produtor Diego Sachet estuda Agronomia e investe em produtos orgânicos

 

O Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a Capital Nacional da Malha, a maior produtora de uvas moscatéis do país. Estamos falando da cidade de Farroupilha, atualmente com 69,5 mil habitantes. E é no 1º Distrito, na comunidade de Linha Vicentina, que o estudante de Agronomia Diego Sachet, 24 anos, investe todo o seu conhecimento em produções orgânicas de uva e morangos. Para o trabalho ele conta com o auxílio do pai Sergio Sachet e planeja seguir no setor, buscando aumentar a produção sem perder a qualidade.
Desde criança Diego acompanha o trabalho da família na agricultura e há pelo menos 10 anos já auxilia no dia a dia. A propriedade possui 12 hectares onde três deles são destacados devido à produção orgânica. São 11 mil mudas de morango com uma produção estimada em 5 mil quilos; e um hectare de uva Bordô que tem estimativa de 15 mil quilos de produção. “Resolvi investir em culturas orgânicas devido ao benefício à saúde de quem produz e também de quem consome os produtos”, reconhece Diego. Os alimentos contam com os selos de Orgânico do Brasil e da rede Ecovida Certificação Participativa. Além da produção sem insumos químicos, a família conta ainda com 1,5 hectare de vinhedos nas variedades Rainha Itália e Rubi, estas com manejo da forma tradicional e produção de 25 mil quilos.
O diferencial da família, além de produzir quantidades pequenas, mas com qualidade, é a venda direta ao consumidor. “As pessoas veem na propriedade comprar os produtos como o morango e a uva Rainha Itália. As uvas de Bordô são comercializadas para a elaboração de suco”, complementa o produtor. Diego está cursando Agronomia e tem como motivação colocar tudo o que aprende na teoria em prática. “E eu gosto do que faço, tenho a possibilidade de aplicar todo o conhecimento da universidade no meu dia a dia, mesmo levando em conta desafios como a falta de mão de obra, e as pragas e intempéries, que estão cada vez mais frequentes”, lamenta.