Guaporé

Guaporé

Ricardo Moccellin ao lado da esposa Rejane e do filho Eduardo.

Sendo o polo gaúcho de joias e lingerie, a agricultura de Guaporé também ganha destaque pela sua diversificação. Com uma população estimada em 24,8 mil habitantes, o município produz hortifrutigranjeiros, citros, uvas e vinhos, tem silos de milho e o tradicional setor de erva-mate, com exemplos como a família de Ricardo Moccellin, 51 anos, que há 80 anos – quatro gerações –, planta e industrializa erva-mate.
Para o plantio da erva, a família possui duas propriedades que somam mais de 58 hectares. A agroindústria onde a matéria prima é industrializada chama-se Indústria Erva-Mate Platina e fica na comunidade de Linha 3ª de Maio, bem próximo ao Autódromo Internacional de Guaporé. O trabalho com a erva-mate é tradicional para a família Moccellin. “Antigamente havia carência de lenha para secagem da erva-mate, meu avô João Moccellin arrendava terras para plantar Acácia e Eucaliptos. Para mim, apesar de morar e trabalhar na cidade, sempre foi um gosto pessoal lidar com a erva-mate, então, para poder dar continuidade à indústria e ao que já havia sido construído, também segui este caminho”, conta Ricardo.
Além da produção da erva-mate, a família sempre se dedicou também ao reflorestamento para suprir as necessidades de lenha da empresa. O que veio mudando nos últimos anos. “A partir de 1996 acabamos nos dedicando exclusivamente à agroindústria, com uma visão focada na atividade da erva-mate”, destaca. Hoje são 15 hectares de reflorestamento de Acácia e Eucaliptos que fornecem a quantidade necessária de lenha para a secagem da erva-mate. Para garantir a qualidade, Ricardo participa de cursos e palestras, eventos e Dias de Campo. “Também pesquisamos com empreendimentos mais experientes, pois essa troca sempre agrega novos conhecimentos e benefícios para todos. Hoje nossa família faz o caminho inverso de uma agroindústria – moramos na cidade e pelo carinho e dedicação pela erva-mate, visando tornar nosso negócio uma grande indústria, sempre mantemos nossa origem e cultivamos nossa matéria-prima”, valoriza.
Fazer um produto diferenciado é o principal objetivo. “A possibilidade de fazer um produto 100% natural com um bom padrão de qualidade e preço acessível a todos que quiserem consumir é o que mais nos motiva a continuar produzindo e, consequentemente, manter a produção na colônia e na agroindústria. É uma forma de respeitar nossas gerações passadas, pois a erva-mate, com todos os seus benefícios e variadas aplicações, sempre vai ser um produto que poderá gerar benefícios ao nosso bem-estar”, complementa o produtor.