Gramado

Gramado

Cássia Eduarda Augsten tem ao lado da família uma produção de morangos hidropônicos

Sabe o que combina bem com os famosos chocolates de Gramado? Morango! A produtora Cássia Eduarda Augsten, 26 anos, sabe muito bem disso e investe com os pais Luis Cesar Augsten e Vera Elisabete Augsten, e a irmã Carolaine no cultivo em hidroponia de morangos. A produção anual gira em torno de 70 toneladas da fruta que, além de ser destinada para o mercado local, também tem parte utilizada na agroindústria de doces e geleias de frutas que a família está estruturando e em processo de regularização.
Cássia nasceu vendo os pais na agricultura e desde muito jovem ajudava no turno inverso ao escolar. “Nasci e cresci no âmbito colonial, meus pais sempre desempenharam a profissão de agricultores, e construíram um patrimônio muito grande, não fisicamente, mas sim emocionalmente. Toda a história que eles construíram é motivo de muito orgulho para mim. Quando terminei meu ensino médio, já tinha a certeza do que queria, que era não deixar morrer essa história de sucesso, continuar e ampliar os negócios da família e um dia quem sabe ter a história reconhecida fora das fronteiras do nosso Estado”, conta Cássia.
Na localidade Linha Ávila Baixa a família cultiva morangos há quase 30 anos e foi investindo cada vez mais na cultura, deixando outras produções menos vantajosas de lado. Atualmente uma agroindústria está sendo montada para aumentar a renda. “A ideia de construção e regularização de uma agroindústria de doces e geleias de frutas vem com objetivo de agregar valor em frutos de difícil comércio. Outra finalidade é investir na agroindústria em períodos de sazonalidade da safra de morango, com outros sabores de geleias”, complementa.
Para lidar com a crescente concorrência, Cássia e a família buscam atualização constante. Ela complementa que tendências do mercado também são analisadas, como a linha gourment de doces, com baixos índices calóricos, “mas sempre seguindo o princípio de geleia artesanal colonial com sabor de fruta sem a utilização de conservantes”.
Atualmente Cássia cursa Administração de Empresas com o propósito de melhorar a propriedade. Sua meta é crescer no mercado e tornar a marca de geleias da família conhecida em todo país.