Marau

Marau

 

O consumo de alimentos orgânicos é uma tendência mundial e o produtor Rodrigo Trichez, 38 anos, está de olho nisso. Ele e a esposa, a professora Renata Francieli de Oliveira trabalham com horticultura orgânica com uma gama gigante de opções como alface, tomate, repolho, tempero verde, brócolis, couve-flor e couve folha, pepino, beterraba, mandioca, batata doce, entre outros. Mas além de colocar a produção orgânica em prática todos os dias, o casal busca um trabalho de visitação e conscientização sobre os benefícios desses alimentos livres de insumos químicos.
Marau tem mais de 40 mil habitantes e polo industrial de destaque. Rodrigo e Renata moram na comunidade de Santo Antônio dos Trichez e as estufas contam com uma área de cerca de um hectare. Para o casal, a horticultura teve início em 2000 e a certificação de orgânicos foi conquistado há três anos. A produção livre de insumos químicos exige aperfeiçoamento constante em núcleos de produtos orgânicos, além do curso em Gestão do Agronegócio, que está em andamento na Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (Fabe) de Marau.
Os produtos são comercializados em mercado local, fruteiras, feira do produtor e merenda escolar. “Alguns possuem embalagens personalizadas que os identificam no mercado. Procuramos sempre o contato direto com o cliente, que cada vez busca mais informações sobre os produtos e também qualidade na alimentação saudável. Nossa permanência na agricultura é motivada pela valorização que a produção de alimentos vem tendo nos últimos anos, a qualidade de vida também é motivo relevante”, valoriza Renata.
O turismo surgiu na rotina da família há cinco anos como iniciativa de algumas famílias que perceberam as potencialidades de suas propriedades. “Assim, abriram as portas para receber visitantes e gerar renda extra. Nós oferecemos visitação na horta e explanação do que é produto e produção orgânica e também alimentação Osteria Trichez”, conta Renata. O roteiro é organizado pela Associação Turística e Cultural Caminho das Águas e Sabores. Difundir os produtos orgânicos é o principal desafio para o casal que tem como alegria a pequena Luisa, de dois anos. “O nosso maior desafio é conscientizar as pessoas do mal que os produtos químicos e agrotóxicos fazem para nossa saúde. O que fizemos é produzir alimentos saudáveis e que respeitam e vivem em harmonia com a natureza”, destaca a produtora. Para o futuro a família pretende implementar uma agroindústria.