Nova Roma do Sul

Nova Roma do Sul

Luiz Antônio Sundstron tem o auxílio da família com os vinhedos e o gado para corte.

Com 3,6 mil habitantes, Nova Roma do Sul é um município formado por vales e de agricultura fortificada e variada. O produtor Luiz Antônio Sundstron, 44 anos, é um exemplo disso, trabalha com vinhedos, gado para corte e outras produções que auxiliam no consumo próprio da família. Localizada na Linha Castro Alves, capela São Roque, trabalham na propriedade a esposa de Luiz, Patrícia, e seus pais Maria e Tranquilo Roque. “Trabalho na agricultura desde que me conheço por gente, nasci e sempre morei aqui”, valoriza.
São 6 hectares de vinhedos divididos em sete diferentes variedades e uma produção que vem crescendo com o passar dos anos. Na última safra foram 163 toneladas de uvas. “Além das parreiras temos 35 cabeças de gado de corte e uma área arrendada onde plantamos aipim, milho, caqui e outras frutas para o consumo na propriedade. Temos cerca de 2 hectares de reserva legal e outra área para pasto ou invernada para os animais”, explica o produtor. Ele procura se atualizar sempre, fazendo cursos e participando de atividades com outros produtores “Gosto de trocar experiências e procuro sempre inovar e, na medida do possível, mecanizar para reduzir custos e mão de obra”, conta.
Para Luiz Antônio, permanecer na colônia é sinônimo de qualidade de vida. “Temos menos violência, menos poluição e barulho. No momento atual, a renda também é melhor que o assalariado e, acima de tudo, por que gosto do faço. Para o futuro quero manter o negócio e se Deus permitir quero dar uma formação para meus dois filhos e que pelo menos um deles seja meu sucessor”, valoriza o produtor. Os filhos Gabriel e Rafael, de 11 e 5 anos respectivamente, já têm a vivência da agricultura.
Como desafios para o meio rural, a garantia de uma renda estável é a principal para Luiz. “No sobe e desce dos preços muitas vezes sobra produção e o pior é o custo de vida que a cada dia fica maior e a nossa renda de incertezas. Para superar isso, reduzimos ao máximo os custos e ficamos sempre de olho nas novidades”, destaca.