Monte Belo do Sul

Monte Belo do SUl

Alan Zanesco auxilia desde jovem os pais Telmo Zanesco e Maristela Faccin Zanesco.

Dar continuidade ao trabalho dos pais levando tecnologia e melhoria de processos para o meio rural é o objetivo do jovem produtor Alan Zanesco, da pequena, mas encantadora, Monte Belo do Sul, a terra da uva. Aos 23 anos de idade, Alan auxilia os pais Telmo Zanesco e Maristela Faccin Zanesco desde seus 14 anos de idade e vê na propriedade e na agricultura seu futuro. “Desde pequeno sempre ajudei minha família nas atividades de casa, um pouco ajudava um pouco atrapalhava quando era pequeno, mas dos 14 anos em diante já trabalhava igual aos meus pais”, brinca Alan.
A irmã caçula Camile também auxilia a família na propriedade localizada na Capela Santa Bárbara, onde são cultivados cerca de seis hectares de uvas, gado leiteiro e outras produções como milho, mandioca, batata e cana para o próprio sustento da propriedade. Para manter a propriedade sempre funcionando, Alan procura pesquisar e se especializar. “Sempre estou em busca de novidades, sejam máquinas para facilitar nosso trabalho e diminuir a dependência de mão de obra, cursos para aumentar e aprimorar o conhecimento, tecnologias de aplicação para diminuir custos de produção e ajudar a preservar a natureza e assim por diante. O importante é não parar, sempre quero algo a mais para facilitar meu dia a dia no trabalho”, destaca.
Embora o produtor conheça bem os desafios do setor, pretende continuar na agricultura já que, para ele, as vantagens são mais significantes. “O que mais me motivou sempre foi o incentivo de meus pais para permanecer na colônia. Outro fator é a liberdade e a tranquilidade que tenho aqui, além das opções de trabalho, pois como trabalhamos com várias coisas, eu nunca canso de fazer determinado serviço. Para mim, os principais desafios hoje são produzir e respeitar a natureza, reduzir custos e, principalmente, incentivar os jovens a permanecerem na agricultura”, valoriza.