São Valentim do Sul

São Valentim

Michel Filippi chiella Pasini e os pais Claci Filippi Chiella Pasini e Valmir Pasini trabalham com variedade.

Michel Filippi chiella Pasini, 25 anos, é o produtor de São Valetin do Sul, cidade de 2,2 mil habitantes próxima de Dois Lajeados. Ele e os pais Claci Filippi Chiella Pasini e Valmir Pasini têm uma propriedade variada, com vinhedos, vacas leiteiras e soja no distrito de Fazenda Fialho. Sempre teve a agricultura como profissão e desde jovem ajuda os pais nos afazeres de casa. “Atualmente estamos com uma média anula de 48 mil litros de leite, que reveza o trabalho com os dois hectares de videiras que na safra deste ano resultou em 45 mil quilos. Estamos investindo em mais uma área de vinhedos para as uvas comuns e, em menos quantidade, de mesa. Na soja alcançamos 220 sacaso ao ano, são 3 hectares de área”, explica Michel.
Para dar conta de todo o trabalho o produtor explica que participa de cursos e palestras que agreguem conhecimentos. “Buscamos muito a ajuda de técnicos agrícolas e hoje temos como uma boa ajuda a Internet, onde eu tiro dúvidas e até pesquiso formas diferentes para lidar com as culturas que produzimos. Permaneço nesta profissão poque gosto de ver a plantação e me dedicar a ela para poder colher seus frutos no futuro, essa é minha maior satisfação”, valoriza.
Nos desafios, o preço de mercado é o principal para Michel. “As mudanças de preços sobre os produtos fazem com que os investimentos sejam sempre medidos, pois além de esperar o resultado da colheita, você não sabe como vai vender o produto e que preço receberá por ele. Mas a gente sempre pede por saúde em primeiro lugar para conseguir manter o que temos, sempre tentando melhorar nosso trabalho e se dedicando cada vez mais a isso”, destaca.