Festival Nacional do Vinho Colonial inicia neste sábado em Bento Gonçalves

IMG_1649

Foto/Felipe Machado/divulgação

Quem aprecia gastronomia típica italiana, vinho colonial e clima descontraído, já tem programação garantida para os meses de julho, agosto e setembro. Inicia neste sábado, dia 21, a 6ª edição do Festival Nacional do Vinho Colonial, em quatro distritos do município de Bento Gonçalves. O evento tem o objetivo de preservar a identidade e a maneira tradicional da produção de vinho e difundir as tradições culturais das famílias de imigrantes italianos que chegaram a Serra Gaúcha.

O enólogo da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Thompsson Didone, lembra que o registro dos vinhos coloniais ganhou força com o desenvolvimento do Projeto de Resgate e Valorização dos Vinhos Coloniais, que iniciou em 2010 em Bento Gonçalves e visa resgatar e preservar a arte da elaboração de vinho, mas também qualificar a produção da uva e da matéria-prima. “O Festival é um projeto que desde 2013 faz parte do calendário de eventos do município. Os quatro distritos de Bento Gonçalves promovem os festivais, onde são servidos os vinhos elaborados pelos agricultores familiares, que tiveram o acompanhamento da Emater, da Embrapa, do IFRS, e foram avaliados por enólogos”, frisa Didone.

Para o Festival de São Pedro, o primeiro a acontecer neste ano, a seleção dos vinhos foi feita no dia 10 de julho, pelos enólogos Thompsson Didone (Emater/RS-Ascar), Raul Ben e João Carlos Taffarel (Embrapa Uva e Vinho). Foram avaliados 31 vinhos das oito famílias participantes. Desses, 26 foram aprovados para serem servidos na noite deste sábado, dia 21. “Os participantes do Festival de São Pedro irão degustar vinhos de qualidade. Desde produtos com as tradicionais cultivares Isabel e Bordô, vinhos elaborados com viníferas, como Merlot e Cabernet Sauvignon. Também terão a oportunidade de degustar dois excelentes vinhos elaborados com a Peverella, uma uva que quase foi extinta na Serra Gaúcha. O vinho é servido a noite toda junto com a culinária típica da região e do distrito”, comenta Didone.

enólogos

Vinhos foram selecionados pelos enólogos enólogos Raul Ben, Thompsson Didone (Emater/RS-Ascar) e João Carlos Taffarel (Embrapa Uva e Vinho) Foto/emater Ascar RS/Divulgação

 

O 6º Festival Nacional do Vinho Colonial é realizado por 33 famílias das localidades de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e Tuiuty e conta com apoio da Emater/RS-Ascar, da prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria, Região Uva e Vinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS/BG) e da Embrapa Uva e Vinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-2289, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves.

Confira a agenda dos eventos

21/07, às 19h30, no salão comunitário de São Pedro

04/08, às 19h30, no salão comunitário da Linha Paulina, Faria Lemos

01/09, às 19h30, no salão da comunidade 8 da Graciema, Vale dos Vinhedos

28/09, às 19h30, no salão comunitário de São Valentin, Tuiuty