Abertas as inscrições para o Dia de Campo sobre Boas Práticas na Fruticultura

friticultura
O evento acontece em Veranópolis e terá como eixos principais a sustentabilidade e rentabilidade, as inscrições e o transporte serão gratuitos
 
 
A Emater/RS-Ascar irá promover no dia 12 de setembro uma nova edição do projeto Dia de Campo, desta vez na cidade de Veranópolis, com o tema “Boas Práticas na Fruticultura: Sustentabilidade e Rentabilidade”. O evento acontece a partir das 9h na propriedade da família Angonese, na comunidade de Monte Bérico, com a expectativa de reunir cerca de 800 agricultores familiares, de 45 municípios da região.
O objetivo é divulgar tecnologias adequadas para a produção de frutas, visando ao aumento da produção e da produtividade, à diminuição da penosidade do trabalho, à oferta de um produto seguro ao consumidor, aumento da renda, sustentabilidade e o bem-estar das famílias rurais. Os agricultores florenses interessados em participar do evento podem realizar a inscrição e garantir o transporte gratuito no escritório da Emater, ou através do telefone 3292 1247.
O dia de campo terá estações como abrigo para agrotóxicos, com informações sobre a construção, adequação para cada propriedade e legislação vigente; manejo e conservação do solo e água, com a abordagem de temas como o manejo da cobertura de solo e sua importância para a manutenção das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. E ainda sobre sistema de alerta da mosca-das-frutas, divulgando o programa de monitoramento das moscas-das-frutas realizado em conjunto com a Embrapa Uva e Vinho, bem como os seus resultados; e sobre Boas Práticas Agrícolas (BPA) na produção e sua relação com a rastreabilidade dos produtos.
A abertura oficial do evento e a almoço serão às 12h30min, no salão da comunidade de Monte Bérico. Neste local, também haverá exposição de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, e várias estações dedicadas à saúde do trabalhador, tratando do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), proteção para a pele, ergonomia e plantas medicinais, além da apresentação dos resultados do programa de gestão na atividade de fruticultura.