Agroindústria de Caxias do Sul é terceira colocada em concurso da Expointer

 

agroindustria de caxias

 

Empreendimento Santa Barbara ganhou prêmio na categoria de salames


A Agroindústria Santa Barbara de Caxias do Sul foi a terceira colocada no 7º Concurso da Agroindústria Familiar – Categoria Salame, realizado na Expointer, em Esteio. O concurso distinguiu 27 itens (do primeiro ao terceiro lugar), entre alimentos típicos da agroindústria e bebidas artesanais de empreendimentos de todo o estado.


O proprietário da agroindústria, localizada no bairro Parada Cristal, em Caxias do Sul, Paulo Genésio Melos da Silva, recebeu um troféu como gratificação na última quinta-feira (30/08). O empreendedor contou que ficou feliz com o resultado e que a premiação abre novas oportunidades de negócios. “É como se o produto ganhasse um selo diferenciado de qualidade. Nós trabalhamos dentro das normas de fiscalização da Secretaria da Agricultura e, com certeza, isso nos ajudou a ganhar essa premiação. Estamos a cada dia investindo na infraestrutura da agroindústria para oferecer melhores peças ao consumidor”, relatou Paulo.


Paulo investiu R$ 48 mil para começar o negócio e, desde então, vem fazendo melhorias na agroindústria, como a compra de uma grampeadeira, que ajuda no fechamento dos embutidos. Hoje, ele produz dois mil quilos de salame por mês e cerca de 24 toneladas por ano.


Periodicamente, o Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS-POA) da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) fiscaliza a agroindústria e, no último ano, apontou a necessidade de alguns ajustes estruturais no local. “O produtor adotou as nossas sugestões e isso foi importante para ele ser recompensado agora com esse prêmio na Expointer”, descreve Ramon Sirtoli, secretário interino da Smapa. Ramon também reforça que, para concorrer a prêmios em eventos como esse, é necessário estar cadastrado na Smapa.

 

 

Foto: Clara Sant’Ana