Câimbras: como se prevenir

Página 14 - 2

 

Dolorosas e inesperadas, as contrações musculares involuntárias, conhecidas como câimbras, não escolhem faixa etária ou gênero para incomodar. Segundo a fisioterapeuta Mônica Sandi Scarmin, que atende em Flores da Cunha, essas contrações são mais comuns nos músculos da perna, como coxa e panturrilha, nos pés, mãos, pescoço e no abdômen. “Em algum momento da vida você certamente já passou por um episódio de câimbra e sabe o incômodo que ela causa. Ela pode aparecer quando menos se espera e sentimos uma dor intensa, que é provocada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas”, explica a fisioterapeuta. A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), estima que pelo menos 95% das pessoas experimentarão esta sensação dolorosa em algum momento de sua vida.

 

Página 14 - 1

A fisioterapeuta Mônica Sandi Scarmin atende no Studio Saúde, que fica na Rua Maria Dal Conte, nº 2.771, sala 1, no Centro de Flores da Cunha. A profissional é formada pela Universidade de Caxias do Sul.

 

Em geral, as câimbras são causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, como resultado de atividades como escrever, digitar ou trabalhar com ferramentas na mesma posição durante muito tempo, como é o caso de muitas tarefas no meio rural. “Mas existem outros fatores que favorecem a ocorrência das câimbras e que devem ser levadas em consideração, como desidratação, que é a falta de ingestão de água; baixas temperaturas, o frio faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída; má circulação sanguínea, principalmente em idosos; e a carência de sais minerais como potássio, cálcio e magnésio na dieta alimentar”, complementa Mônica.

Como evitar
Mas existem algumas dicas que podem ajudar a fugir desses episódios de dor, como o alongamento. “As chances de que a câimbra apareça são menores se, antes e depois de qualquer atividade física, forem feitos alongamentos, pois eles ajudam a preparar a musculatura, principalmente os sedentários. Se as câimbras costumam aparecer mais à noite, deve ser feito antes de deitar-se”, orienta a fisioterapeuta. Embora afete todas as idades, as câimbras, principalmente à noite, se tornam mais comum a partir dos 50 anos, quando aumenta a fadiga muscular e o uso de medicamentos que impulsionam a frequência da dor. Por isso, manter a hidratação durante o dia, fazer um descanso muscular regular e, em caso de pacientes que não praticam atividades físicas, fazer um alongamento antes de dormir, são algumas formas de prevenção.
Para Mônica, a ingestão de líquidos, como a água, é muito importante, já que isso auxilia na hidratação do corpo, além da alimentação balanceada. “E isso inclui frutas e verduras ricas em vitaminas e sais minerais, principalmente as que possuem magnésio, cálcio e potássio, como, por exemplo, banana, batata-doce, derivados do leite e oleaginosas (castanhas). Esses produtos são muito importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o nosso organismo”, complementa. Na maioria das vezes, os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente. Analgésicos e anti-inflamatórios não têm utilidade nenhuma no tratamento das câimbras. No entanto, nas crises, algumas medidas simples podem representar a melhor forma de tratamento.
É aí que entra, mais uma vez, o alongamento do músculo com câimbra, massageando a área afetada com movimentos circulares. “Essas são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e o alívio da dor. A aplicação de calor, como uma bolsa de água quente no local também ajuda, pois favorece o relaxamento dos músculos”, complementa a fisioterapeuta.