Seminário Gaúcho do Cooperativismo inicia hoje em Bento Gonçalves

 

seminário

Bento Gonçalves recebe nos dias 8 e 9 de novembro (quinta e sexta-feira), o 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que tem como foco a busca de caminhos para um desenvolvimento cada vez mais sustentável e inovador nas sociedades cooperativas.

Nesta quinta-feira, dia 8, ocorre a palestra do coordenador do CriaLab, Luis Humberto de Mello Villwock, com o tema “Criatividade & Inovação – Desafios para o Sistema Cooperativista do RS”. Para o primeiro dia do Seminário também estão previstos um painel e atividades em grupos de trabalho, divididos por assuntos: Sustentabilidade, Energias renováveis, Logística e rastreabilidade, Tecnologia na produção agropecuária e Interação cooperativa e startups.

O segundo dia do Seminário inicia com um painel apresentando a conclusão dos Grupos de Trabalho e encaminhamentos, e encerra com o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, falando sobre “Sustentabilidade”.

PROGRAMAÇÃO:

8/11/18 (QUINTA-FEIRA)

13h Credenciamento

13h30 Abertura

14h Palestra 1: “Criatividade & Inovação – Desafios para o Sistema Cooperativista do RS”:

Luis Humberto de Mello Villwock. Engenheiro Agrônomo (UFRGS 1989), Especialista em Comércio Exterior (Unisinos 1990), Mestre em Economia Rural (UFRGS 1993), Doutor em Administração (UFRGS 2002), Atualmente é coordenador do CriaLab – Tecnopuc e da Rede Inovapucrs. Também é professor da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FACE/PUCRS), Coordenador do Núcleo Empreendedor da FACE/PUCRS, Coordenador dos Grupos Temáticos da Rede de Inovação e Prospecção do Agronegócio para o Rio Grande do Sul (RIPA/RS).

15h Painel: Cases de Inovação

16h Intervalo

16h30 Grupos de trabalho –

1) Sustentabilidade: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as ações voltadas a sustentabilidade. Características do cooperativismo que favorecem a sustentabilidade; oportunidades de ação; pontos de atenção. A proposição de projetos de sustentabilidade a serem conduzidos de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.

2) Energias renováveis: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as ações voltadas a energias renováveis. Características do cooperativismo que favorecem a implementação de ações para apoio, desenvolvimento ou uso de energias renováveis; oportunidades de ação; pontos de atenção. A proposição de projetos que envolvam energias renováveis a serem conduzidos de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.

3) Logística e rastreabilidade: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as ações voltadas a logística e rastreabilidade. Oportunidades de ação e pontos de atenção. A proposição de projetos que envolvam ações de logística e rastreabilidade a serem conduzidas de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.

4) Tecnologia na produção agropecuária: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as tecnologias disponíveis para produção agropecuária. Oportunidades de uso e desenvolvimento de tecnologias; necessidades e pontos de atenção. A proposição de projetos que envolvam ações para inserção de tecnologias na produção agropecuária com possibilidade de realização de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.

5) Interação cooperativa e startups: envolve a reflexão sobre o atual comportamento das cooperativas em relação as startups como potenciais parceiras no desenvolvimento de negócios. Oportunidades de parceiras para uso de soluções e desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas; levantamento de necessidades e pontos de atenção. A proposição de projetos que envolvam ações com startups podendo ocorrer de forma conjunta ou individual pelas cooperativas participantes.

20h Entrega do Prêmio Ocergs de Cooperativismo

9/11/18 (SEXTA-FEIRA)

9h Painel: Conclusão dos Grupos de Trabalho e Encaminhamentos

10h Intervalo

10h30 Palestra 2: “Sustentabilidade”: Ariel Guarco. Presidente da Aliança Cooperativa Internacional

12h Encerramento

12h30 Almoço

Fonte: Seescop/RS