PAS – Uva para Processamento capacita cerca de 200 vitivinicultores 

Vinícolas e produtores rurais gaúchos foram qualificados no ciclo 2017-2018. Expectativa é que outros 200 participantes concluam a implantação dos módulos de Boas Práticas Agrícolas em 2019. Foto: Dandy Marchetti/Ibravin

Vinícolas e produtores rurais gaúchos foram qualificados no ciclo 2017-2018. Expectativa é que outros 200 participantes concluam a implantação dos módulos de Boas Práticas Agrícolas em 2019.
Foto: Dandy Marchetti/Ibravin


Dez vinícolas e 171 produtores rurais gaúchos receberão na próxima terça-feira (4) as declarações de implantação do Programa Alimentos Seguros (PAS) – Uva para Processamento. Os participantes foram capacitados nos módulos de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e de Elaboração (BPE) no ciclo 2017-2018. A entrega dos documentos ocorrerá durante o 1º Seminário do PAS – Uva para Processamento (leia mais abaixo), no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

Desde a implantação das primeiras turmas de BPA e BPE, em 2013, mais de 800 viticultores e 100 empresas foram capacitadas no Rio Grande do Sul. Atualmente, no ciclo 2018-2019, mais de 200 viticultores gaúchos estão participando do programa.

“O PAS foi criado para atender demandas exigidas pela legislação, reduzir os riscos de contaminação de produto, do trabalhador e do meio ambiente e implantar rastreabilidade”, explica Janine Basso Lisbôa, coordenadora do projeto gerenciado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com execução do Senar/RS e Sebrae/RS.

Visando a atualização e o aprimoramento do setor, 160 produtores gaúchos qualificados no módulo BPA em 2015 e 2016 participaram neste ano, entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro, da capacitação em tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Os treinamentos, realizados em formato de dias de campo, nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Cotiporã, Garibaldi e Monte Belo do Sul, instruíram os participantes sobre a regulagem de equipamentos para pulverização de defensivos agrícolas. Ainda nos meses de outubro e novembro foram realizadas 28 reauditorias com os produtores do módulo BPA do ciclo 2014-2015. O objetivo foi avaliar a manutenção das atividades e controles referentes as boas práticas.

Os treinamentos dos módulos têm duração de 52 horas para o BPA e 72 horas para o BPE, sendo possível executá-los no período de um ano. Interessados em participar das próximas edições podem entrar em contato com Rudimar, pelo telefone do Ibravin: (54) 3455.1800.

Seminário promove troca de experiências

A união de esforços do Ibravin, Sebrae, Senar, Senai e Embrapa Uva e Vinho viabilizará a realização do 1º Seminário do Programa Alimentos Seguros (PAS) – Uva para Processamento.  O encontro ocorre na próxima terça-feira (4), das 13h30min às 17h, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, e é aberto ao público. As inscrições gratuitas devem ser feitas até segunda-feira (3), pelo e-mail rudimar@ibravin.org.br .

Serão promovidas três palestras, além da entrega das declarações de implantação dos módulos BPA e BPE do PAS – Uva para Processamento. As explanações serão abertas pelo executivo José Eduardo Brandão Costa, da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que apresentará um panorama sobre a redução de resíduos e rastreabilidade na fruticultura. A legislação referente ao uso de agrotóxicos será abordada pelo engenheiro agrônomo Rafael Friedrich de Lima (Seapi/RS) e as normas da produção integrada por Marcus Vinicius de Miranda Martins (Depros/SMC e Mapa).

SERVIÇO
1º Seminário do PAS – Uva para Processamento
Quando: 4 de dezembro (terça-feira), das 13h30min às 17h
Onde: Auditório da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515 – bairro Conceição), em Bento Gonçalves (RS)
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail 
rudimar@ibravin.org.br
Público-alvo: vitivinicultores 

PROGRAMAÇÃO:
13h30min –
 Abertura
14h – “Panorama sobre Redução de Resíduos e Rastreabilidade na Fruticultura”
Palestrante: José Eduardo Brandão Costa, diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e assessor técnico da C
onfederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)               
14h45min – “Obrigações legais do produtor rural em relação aos agrotóxicos”
Palestrante: Rafael Friedrich de Lima,  engenheiro agrônomo, fiscal estadual agropecuário e chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários do Departamento da Defesa Agropecuária da Secretaria Agricultura Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi/RS)
15h30min – “Normas da Produção Integrada”
Palestrante: Marcus Vinicius de Miranda Martins, coordenador do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável (Depros/SMC) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)
16h – Entrega de certificados e declarações de implantação do PAS – Uva para Processamento para produtores e vinícolas do ciclo de capacitação 2017-2018
16h30min – Coquetel de encerramento