Femaçã em Veranópolis terá atividades voltadas para agricultores

As entidades que compõem a Comissão da Agricultura irão promover eventos e apresentar ações e tecnologias dentro da programação da X Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis (Femaçã), que acontece de 12 a 14 e de 18 a 21 de abril, no Centro de Exposições e Esportes José Bin.

No dia 13 de abril, será realizado o 1º Fórum de Desenvolvimento Agropecuário de Veranópolis, no auditório da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Veranópolis (Aciv), a partir das 9h. Um panorama atual da rastreabilidade será apresentado pela engenheira agrônomo da Emater/RS-Ascar, Janete Basso Costa. Em seguida, o técnico e geógrafo do Centro Ecológico de Ipê, Cesar Volpato, irá tratar do tema Produção Orgânica: Panorama e Perspectivas para Veranópolis e, após, o assessor regional da Fetag, José Luiz Pieta, irá tratar da sucessão familiar. A programação encerra com a palestra da técnica em Estatística e Geografia do IBG, Carla Patrícia Rodrigues Ribeiro, e do professor da Avaec, Fernando Fracaro, sobre Potencialidades para Veranópolis, e homenagem aos produtores de maçã.

No dia 18 de abril, acontece o Dia de Campo sobre Tecnologias para Altas Produtividades na Fruticultura de Clima Temperado, a partir das 9h, no salão da Comunidade de Lajeadinho, e a partir das 14h, no pomar da empresa Frutimar, na comunidade de São Valentin. Nas estações, serão abordados os temas Estudo dos Produtos Fitossanitários, pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Ângelo Todeschini, Maçã: Tecnologia para Altas Produtividades, pelo engenheiro agrônomo da Epagri/SC, José Luiz Petri, e Manejo da Mosca-das-Frutas na Fruticultura de Clima Temperado, pelos pesquisadores da Embrapa, Adalecio Kovaleski e Marcos Botton.

Durante da Femaçã, entidades que compõem a Comissão da Agricultura oferecerão outras atrações. A Emater/RS-Ascar fará demonstração do carneiro hidráulico e silo secador de grãos, apresentação da História do Leite e exposição de mudas de plantas medicinais e condimentares. Junto com a Cooperativa Santa Clara, proporcionará degustação de chá e geleia de maçã, iogurte e bebida láctea.

O Centro de Pesquisa Carlos Gayer apresentará uma estação meteorológica e exposição de variedades de maçã, kiwi e batata-doce, a Inspetoria de Defesa Agropecuária apresentará as atividades e programas de educação sanitária, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Projeto Plantando Saúde, desenvolvido em parceria com a Emater/RS-Ascar. Haverá ainda divulgação do Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física e do Programa da Rastreabilidade, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul