ABE apresenta perfil do enólogo

Cento e vinte e nova enólogos participaram de pesquisa inédita representando 45% dos associados

 

Enólogos com intenção de aprimoramento nas áreas comercial e de marketing, jovens profissionais recém formados, elevado número em vida acadêmica, influência geográfica na interação dos entrevistados com a entidade, representatividade da formação superior e o alto grau de conhecimento e aprovação das atividades propostas pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), assim como de projeção do trabalho dos enólogos, foram itens que chamaram a atenção na pesquisa. Dos 290 enólogos associados à entidade, 129, ou seja, 45% participaram da pesquisa inédita realizada de maio a agosto.
Encabeçada pela ABE, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de estruturar um estudo nacional para ampliar a capacidade de interação da entidade com a classe da Enologia. “Nosso desejo é qualificar e definir o perfil do enólogo brasileiro e, assim, direcionar ações com foco e de forma mais assertiva”, explica o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian.
O estudo, conduzido pela Mars Orientação empresarial, foi apresentado pelo consultor Martin Ricardo Schulz. “Estas informações são muito importantes, pois embasarão muitas das atitudes e atividades da ABE daqui para frente. Além disso, as boas surpresas informadas pelo estudo com relação ao perfil dos enólogos não só aproximam a entidade de seu público-alvo, mas principalmente possibilitam ações focadas e respostas à comunidade vitivinícola. Podemos, agora, planejar de forma assertiva cada uma das ações da ABE, de maneira que estamos muito felizes com os resultados obtidos e com os desafios que irão decorrer deste estudo”, destaca.
A coleta dos dados ocorreu de forma virtual em um instrumento estruturado em cinco partes: perfil pessoal, perfil profissional, atividade profissional, atualização profissional e Associação Brasileira de Enologia. O questionário foi elaborado com a intenção de identificar pontos chave no perfil pessoal e profissional dos enólogos e na forma de trabalho da entidade. A estruturação da pesquisa iniciou a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o perfil do enólogo, explorando-se especificamente informações atinentes às condições profissionais e de formação. A metodologia incluiu, ainda, entrevistas semiestruturadas aos profissionais da área, que referendaram o instrumento.
A partir deste estudo, a ABE montará seu plano de ações com a finalidade de potencializar a gestão da entidade com vistas à capacitação e valorização dos profissionais.

 

O consultor Martin Schulz apresentou os resultados do estudo. (Foto: Janquiel Mesturini / Conceitocom Brasil)
O consultor Martin Schulz apresentou os resultados do estudo. (Foto: Janquiel Mesturini / Conceitocom Brasil)

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