Abertas inscrições para exposição vitícola na Festa Nacional da Uva

Registro da exposição de uvas na edição 2008 da Festa.
Registro da exposição de uvas na edição 2008 da Festa.

Estão abertas, as inscrições aos viticultores que queiram apresentar sua produção na Exposição de Uvas da 28ª Festa Nacional da Uva e 22ª Feira Agroindustrial, que acontece de 18 de fevereiro a 7 de março de 2010, em Caxias do Sul. A expectativa da diretoria de agricultura do evento é registrar 400 expositores, que poderão concorrer nas modalidades ‘Variedades Isoladas’, ‘Conjunto de Variedades’ e ‘Mostra de Viticultura’. O prazo de inscrições segue até 22 de janeiro próximo. A Exposição será montada na entrada do Centro de Eventos, onde serão instaladas grandes vitrines de vidros para a mostra das uvas.

 

“A quantidade mínima exigida para a exposição de cada variedade é de seis cachos, sendo três para exposição e três para reposição”, explica o diretor de agricultura, Nestor Pistorello, destacando a grande visibilidade que este espaço tem na Festa. “A mostra é um dos principais atrativos do evento. É neste espaço que os viticultores podem mostrar a qualidade do seu produto e o retorno de todo o investimento que é feito na sua propriedade. Com certeza, teremos uma mostra de alta qualidade em 2010”.

 

O expositor poderá concorrer na categoria de variedades isoladas com as seguintes cultivares: Bordô, Isabel, Niágara branca, Niágara rosada, Lorena, Moscato Embrapa, Moscato branco, Cabernet Sauvignon, Merlot, Itália e Rubi. O julgamento e premiação ficam condicionados à inscrição de, no mínimo, 15 viticultores com produtos em cada casta. “As amostras deverão ser colhidas e transportadas com todo o cuidado, trazendo parte do sarmento e conservando seu aspecto natural, inclusive separadas e identificadas por variedade, acondicionadas em caixas descartáveis com identificação do produtor”, observa o diretor.

 

O julgamento será feito por uma equipe de profissionais com experiência em viticultura, que avaliará uvas numeradas, sem conhecer a identidade do produtor. De acordo com Pistorello, os critérios de julgamento serão padrão varietal e comercial a que a variedade se destina, sanidade, uniformidade de maturação e de tamanho das bagas e ausência de resíduos e impurezas. No caso dos conjuntos, além destes critérios, será avaliado o efeito visual, a distribuição espacial dos cachos no painel e a facilidade de localização das cultivares.
A participação é aberta a viticultores de toda a região. Os inscritos recebem, além de ingresso para a Festa da Uva, entrada para o jantar-baile de premiação dos vencedores da Exposição. Os melhores serão premiados com troféu e viagem à zona vitivinícola do Vale do Rio São Francisco, informa Pistorello. Para se inscrever, o viticultor deve apresentar talão de produtor rural, carteira de identidade, CPF e cadastro vitícola. Mais informações, sobre detalhes do regulamento, locais de inscrição etc., pelo telefone (0xx54) 3290.3800, na Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul.
O diretor de agricultura informa, ainda, que a perspectiva é distribuir, nos pavilhões e desfiles alegóricos, entre 250 e 260 toneladas de uva na mais tradicional festa do Brasil consagrada à fruta.

 

Feira industrial
Já a possibilidade de participar da Feira Agroindustrial da Festa da Uva, que deverá reunir mais de 400 expositores, encontra-se mais restrita. Até a metade da segunda semana de dezembro, segundo o diretor de feiras e exposições do evento, José Quadros dos Santos, 95% dos espaços estavam comercializados. “Já da Festa da Uva 2008 saímos com 50% da área comercializada, o que mostra a força que terá esta edição do evento”, assinala Quadros dos Santos. “Mas quem quiser ainda tentar reservar espaço deve se apressar na apresentação deste interesse”, efetuando contato, para tanto, com o setor comercial da festa, pelo telefone (0xx54) 3207.1166.

 

Quadros dos Santos observa que a indústria vinícola contará com área específica, para a qual já estão confirmados dez estabelecimentos. Além disto, a produção de vinho estará representada nos estandes dos distritos caxienses e dos municípios da região, acrescenta.

 

Foto: Luiz Chaves / Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comemorando seus 95 anos, a Nova Aliança demonstra que tradição e modernidade podem caminhar juntas, oferecendo produtos que expressam a...
Ao qualificar seus associados e aprimorar seus processos, a cooperativa fortalece sua imagem de responsabilidade social e sustentabilidade no setor...
O legado da OIV, que começou como uma resposta à fraude no mercado de vinhos, hoje é marcado pela liderança...