A tecnologia e as orientações repassadas aos agricultores, através da assessoria do Programa ATER, garantem, cada vez mais, resultados positivos na produção vitivinícola. Uma demonstração de aprimoramento do sistema de poda pode ser observada na propriedade de Angelo Fachinelli, no município de Garibaldi.
Ele explica que tem conseguido produzir uvas de melhor qualidade. O principal item observado é o espaçamento de cerca de 70 centímetros entre os galhos, que favorece a entrada do sol e proporciona sanidade da planta e dos frutos. “Nos últimos anos, temos seguido algumas orientações técnicas e o resultado é a qualidade tão exigida pelo mercado e que começa na poda”, diz Fachinelli.
Na propriedade de Fachinelli, o período é de atividade intensa. A poda, no entanto, respeita os períodos lunares e as mudanças bruscas de temperatura. “Na lua cheia interrompemos a poda, porque o pai nos ensinou que não é o tempo adequado. O período é reservado para amarrar e fazer os enxertos”. O agricultor revela que a partir de orientação publicada no Caderno de ATER adotou a poda de outono na variedade Cabernet. “Essa antecipação reduz o volume de trabalho na poda de inverno, facilitando nossa atividade”.