As terras são arrendadas, o trabalho é terceirizado e o agricultor que iniciou plantando um pequeno pomar atrás de casa hoje administra a compra de insumos, venda e armazenamento das frutas. A reportagem do jornal A Vindima esteve na localidade de Caravággio da 6ª Légua, interior de Caxias do Sul. Uma comunidade formada por cerca 60 famílias que têm sua economia baseada na produção de frutas, principalmente maçã, pêssego e uva.
Juracy Turella é quem iniciou o negócio com pomares de maçã, junto com a esposa Maria de Fátima Vergani Turella. Com o passar do tempo foi ganhando novas responsabilidades e assumindo o papel que também lhe compete: administrar o trabalho e os resultados. Com isso, buscou nos próprios funcionários parceiros de trabalho.
Delvir Zatti, 39 anos, e Neri Galvan, 56 anos, genro e sogro, trabalham em sistema de parceria com a família Turella há quase 10 anos. Naturais de São José do Ouro, eles vieram para a Serra Gaúcha em busca de serviço e aqui permaneceram. “Essa é uma região que não falta trabalho, o que a gente produzir, vende”, avalia Delvir, que se mostra satisfeito com a parceria. Eles são os responsáveis pela lida nos pomares e contratação de equipes nas épocas de raleio e colheita. “Dividimos os custos e os lucros também, e a cada ano conseguimos ampliar e investir mais”, frisa Maria de Fátima, contando que esses são os seus mais antigos parceiros agrícola.
Ao todo são 30 hectares de pomares, entre maçã e pêssego, o que tem rendido, em média, 35 toneladas por hectare ao ano. “Muitos pomares ainda são recentes e por isso não estão no auge da sua produção. O esperado é que a estimativa mude dentro dos próximos anos”, prevê Delvir. O trabalho com maçã é nas variedades fuji, gala e eva e o pêssego chimarrita, este corresponde a um terço da produção. “As variedades nos garantem uma diversidade, e também trabalho nas entre safras”, frisa Delvir.
Segundo o perfil Socioeconômico de Caxias do Sul, baseado em dados da safra 2012, a cidade produziu 129 mil toneladas de maçã, dado este que vem crescendo a cada ano. A fruta é a mais produzida, ganhando inclusive da uva que foi representada em 79 mil toneladas.
Antes de se fixarem em Caxias, Delvir e a família já trabalhavam com pomares em Vacaria. A parceria aliou a experiência dos funcionários com a oportunidade de crescer a cada nova safra. “Investimos para o melhor dos pomares e estamos tendo retorno. Daqui tiramos nosso sustento e trabalhamos com amor, isso sim gera resultado” salienta.
É com um olho nos pomares e outros na economia e no crescimento do setor, que a família Turella faz de seus parceiros grandes aliados, dando-lhes autonomia de trabalho e oportunidade de crescimento.
Por Larissa Verdi
larissa@editoranovociclo.com.br
Uma resposta
Vi a matéria de vcs sobre a fruticultura na região de vcs ai .Trabalhamos aqui no municipio de Descanso também com frutas .
Quando acaba a safra por aqui compramos frutas de fora para venda o ano passado compramos so de farropilha 60 ton de pêssego c puderem me indicar algum produtor q querem vender a produção fico grato.
Telefone ksa (49) 3196 1073
Fernando cel (49) 9113 2065
Fabiano (49) 9132 8984
UM ABRAÇO A TODOS