Agricultores transformam propriedade em empreendimento turístico

Restaurante e Café Colonial Nono Otávio está localizado em
Carlos Barbosa. Ideia também é construir uma pousada no local

 
Quem procura um local tranquilo e reservado, com comida de qualidade e atendimento familiar precisa conhecer o Restaurante e Café Colonial Nono Otávio. É no interior de Carlos Barbosa que o recanto é mantido pelos irmãos empreendedores Paulo e Eneida Bertotto, junto com suas respectivas famílias. Uma casa datada de 1932 é a construção base que deu início a um sonho que homenageia o nono Otávio, pai de Paulo e Eneida e de outros quatro filhos. A nona Cecília acompanha cada passo dos filhos, e ainda tem disposição para ajudar quando necessário.
As gerações da família Bertotto tiveram seu sustento garantido pelo trabalho na agricultura. Mas as dificuldades e a falta de retorno esperado nos trabalhos com a terra fizeram a família partir para um negócio próprio, porém sempre mantendo a base na agricultura e na paisagem rural.
Depois que o patriarca faleceu, há 14 anos, a família pensou em restaurar a casa antiga a fim de torná-la um atrativo turístico. A ideia foi sendo amadurecida e há oito anos, depois de restaurar a casa, o restaurante abriu as portas. “Quando recebemos o primeiro grupo de 20 pessoas achamos o máximo. Hoje recebemos em média 120 pessoas nas refeições dos finais de semana”, conta Paulo.
Mesmo com o crescimento do negócio e ampliação do espaço físico, a ideologia do empreendimento não foi modificada: produtos artesanais, a maioria feitos na propriedade, trabalho familiar e atendimento personalizado. “Isso garante o nosso diferencial. A melhor propaganda é o boca a boca, e tem funcionado”, garante Eneida.

 

A família rodeia a mesa pronta para o café colonial, com a maioria dos produtos feitos na propriedade. (Fotos: Larissa Verdi)
A família rodeia a mesa pronta para o café colonial, com a maioria dos produtos feitos na propriedade.
(Fotos: Larissa Verdi)

O fato de permanecer no interior é motivo de orgulho para Paulo, que acredita que realizou um sonho: cultivar a sua terra de uma forma diferente. “A persistência foi nossa marca registrada. Na agricultura tínhamos trabalhado com diversas culturas, mas esse empreendimento tem nos dado retorno e gratificação”, garante.
Eneida é a cozinheira oficial, auxiliada pela esposa de Paulo, Rosali e pelo marido Roque. Ela comanda a cozinha amparada pelas antigas receitas de família que deixam o visitante sem saber o que provar primeiro, diante da mesa variada. E, segundo os irmãos, o futuro ainda reserva mais investimentos para o local. “Os planos são de investir em uma pousada para que o nosso visitante permaneça na propriedade”, projeta Paulo.

 

Vista do Restaurante e Café Colonial Nono Otávio, em Carlos Barbosa.
Vista do Restaurante e Café Colonial Nono Otávio, em Carlos Barbosa.

 

Restaurante e Café O Nono Otávio tem seu horário de atendimento de terça a domingo, das 8h às 18h. Jantares somente com reserva para grupos. Para almoço o cardápio é típico italiano: sopa de capeletti, carne lessa, piem, galeto, costela de porco, massa, fortaia, lingüiça frita, poleta frita e brostolada, pão caseiro e saladas. O café colonial também serve típicos produtos da gastronomia italiana: copa, salame, salame de chocolate, morcília, queijos, puina, manteiga, nata, chimias, bolos, grostoli, fortaia, polenta, salgados, cucas e pães. O restaurante fica na Linha 12, em Carlos Barbosa, ERS 470 – Km 238. Mais informações através do site www.nonootavio.com.br.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Fruticultura que acontece de 25 a 27 de junho em...
Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente...
Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor,...