Aulas da Escola da Família Agrícola devem iniciar em maio

Instituição aguarda registro junto ao Conselho Estadual de Educação para iniciar atividades. Ainda há vagas para interessados

A Escola da Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFA Serra Gaúcha) apresenta nova data para início de suas atividades: maio de 2013. A intenção inicial da diretoria era iniciar a operação em março deste ano. Porém, precisou cumprir algumas solicitações de melhorias requeridas pelo Conselho Estadual de Educação, o que acabou atrasando a liberação do registro para o início das aulas. Conforme o presidente da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, entidade mantenedora do projeto, Jorge Mariani, foi preciso buscar ajuda para conseguir os balcões para o laboratório de química e livros para compor o acervo da biblioteca.

 

As fotos e os documentos com as informações revistas serão encaminhados novamente ao Conselho. A expectativa é que o registro seja liberado até o final de abril e que as aulas iniciem no mês de maio, mas não há nada confirmado. Marini destaca que 23 inscritos estão na lista de espera, aguardando o início das aulas. Porém, a instituição ainda está recebendo inscrições de interessados. No total, a EFA Serra Gaúcha irá oferecer 60 vagas. “Estamos aguardando a liberação do registro para buscarmos apoio financeiro junto aos municípios da região, instituições financeiras e empresas que previamente se dispuseram a ajudar. Os Valores arrecadados serão utilizados no custeio dos estudos e das despesas dos estudantes da escola”, explica ele.

 

Mariani ressalta que a escola está aceitando doações de livros de literatura para o ensino médio e de materiais de trabalho para o laboratório de química. “Se alguma empresa ou escola quiser fazer uma doação, será muito bem vinda. Aceitamos qualquer tipo de doação. Empresas de móveis podem nos ajudar e descontar do imposto de renda, por exemplo. Estamos precisando de beliches, guarda-roupas e cômodas para o alojamento dos jovens. É um investimento em educação”, aponta. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Ivone, pelo telefone (54) 9943-3576.

 

Inscrições
Conforme o presidente da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFA Serra), Jorge Mariani, somente poderão se inscrever na instituição filhos de agricultores familiares, que tenham concluído o Ensino Fundamental e que residam na colônia. As inscrições estão abertas para interessados de todas as cidades que compõem o núcleo da Serra Gaúcha. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, a intenção dos diretores é realizar um processo de triagem dos candidatos. Os interessados que não forem admitidos farão parte de um banco de vagas e serão admitidos nos anos seguintes.

 

Os interessados devem realizar sua inscrição através do e-mail aefaserra@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas com o Presidente da EFASerra, Jorge Mariani, através do telefone (54) 9999.9752. Os Sindicatos Rurais, escritórios da Emater e Secretarias de Educação e de Agricultura dos municípios da região da Serra Gaúcha também podem oferecer orientações sobre as inscrições.

 

EFA Serra oferece cursos do Pronatec Campo
Por meio de uma parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Educação (MEC), com o apoio do Instituto Federal de Bento Gonçalves, a EFA Serra irá participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo). A partir do mês de maio, a escola estará realizando cursos totalmente gratuitos para agricultores familiares, por meio da Bolsa-Formação Trabalhador (mínimo de 160 horas). Segundo Jorge Mariani, qualquer agricultor, de qualquer cidade da região serrana, que tenha mais de 15 anos de idade e ensino fundamental completo poderá participar. “Esses cursos do Pronatec já estão confirmados para iniciar na primeira semana de maio. Estamos em busca de alunos”, destaca.

 

Os cursos que iniciam no próximo mês são: Agricultura Familiar (200 horas) e Horticultura Orgânica (160). Os horários serão definidos em comum acordo com agricultores e escola. As inscrições para os dois cursos estão abertas até o dia 20 de abril. Segundo Mariani, ainda restam 30 vagas para cada curso. “Os alunos que quiserem participar não têm custo nenhum. Todas as despesas com transporte, estadia, alimentação e o próprio curso serão custeadas pelo governo”, frisa Mariani. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo telefone (54) 9943-3576, com Ivone.

Compartilhe:

Uma resposta

  1. Desejo receber relação dos escritórios da emater da serra gaúcha, bem como a relação do municípios pertencentes a seria gaúcha com o números de famílias ou propriedades rurais
    Muito obrigado
    Darcy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O setor agrícola enfrenta os prejuízos das derivas enquanto governo e indústria buscam soluções...
Projeção é baseada no levantamento da equipe técnica da cooperativa junto aos 1,1 mil associados nos 11 municípios da Serra...
Nova tabela traz referência de R$ 1,69 para a uva Isabel com 15º glucométricos, ajustando preços conforme o grau de...