Bagé sedia Encontro Estadual de Olivicultura em novembro

Com o objetivo de discutir a produção de olivas no Rio Grande do Sul, acontece nos dias 25 e 26 de novembro o Encontro Estadual de Olivicultura, no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza, em Bagé. O evento tem entrada franca e é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Prefeitura de Bagé, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Embrapa.

Os organizadores esperam mais de 300 participantes, principalmente interessados na produção de olivas, olivicultores, produtores de mudas, comerciantes, agrônomos, técnicos rurais, professores e estudantes de agronomia. A inscrição para o evento será no local.

De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Tailor Garcia, a meta do evento é discutir a olivicultura, tecnologias de produção e trocar experiências entre participantes e palestrantes. Garcia explica que esse é o primeiro grande evento estadual com foco na olivicultura. “O Rio Grande do Sul é o estado com maior área de cultivo e produção de olivas – cerca de 1500 hectares – do Brasil”, conta ele.

O evento também vai abordar a olivicultura no Uruguai, com palestrantes do país vizinho. “Acredito que será muito interessante ouvir sobre o comportamento das variedades de oliveira e os fatores que definem a alternância da produção da cultura”, contou Garcia, que é um dos coordenadores do evento.

Para mais informações sobre o Encontro estadual de Olivicultura consulte os números da Prefeitura de Bagé: (53) 3242-1798 e (53) 9943-5073.

Programação:
25 de novembro
8h30min – Inscrições
9h – Abertura oficial
9h45 – Situação da olivicultura no RS – engenheiro agrônomo Tailor Garcia, Emater/RS-Ascar
10h15 – Programa Estadual de Olivicultura – engenheiro agrônomo João Paulo Lipp, Câmara Setorial de Oliveiras da Seapi
11h – Situação da Olivicultura Uruguaia MSc Paula Conde, Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria, Las Brujas
12h – Almoço
14h – Fatores que definem a alternância e práticas de manejo – Dra Mercedes Arias, Universidade del Uruguay
15h – Resultados de Pesquisas da Embrapa Clima Temperado – Dr Enilton Coutinho
16h – Comportamento das Variedades no Uruguai – MSc Paula Conde, Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria, Las Brujas
17h – Encerramento
26 de novembro
9h – Saída do Complexo Cultural Dom Diogo para a visita técnica aos olivais e à indústria de Azeites Batalha (Pinheiro Machado/RS)
12h – Almoço de encerramento
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Bagé – Jornalista Tamíris Centeno Pereira

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Fruticultura que acontece de 25 a 27 de junho em...
Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente...
Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor,...