Campestre da Serra nasceu do 3º distrito de Vacaria e hoje sua população estimada é de 3,4 mil habitantes. A economia municipal é fortemente atrelada à produção agrícola e à pecuária, a qual faz parte o produtor Geromildo Castagna, 45 anos. Com propriedade localizada na Capela Nossa Senhora das Graças, interior do município, Castagna divide o trabalho com a família e produz pêssego, ameixa e caqui. Além das atividades no campo, o qual sempre se dedicou, Castagna preside atualmente a Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros de Campestre da Serra (Aprocamp). “É uma associação de produtores que atualmente conta com 12 sócios. Trabalhamos com produção e venda de frutas e, por meio desse trabalho, procuramos estar sempre nos atualizando em busca de modernas tecnologias”, conta Castagna.
Criada em 2004, para o produtor Castagna a Aprocamp gera não apenas bons frutos, mas também bons números. “Desde o início da associação, a cooperação e a venda das frutas com marca própria proporcionou a todos os produtores o aumento de suas colheitas e, consequentemente, de seus faturamentos”, destaca.
Além disso, a família busca de forma constante cursos que atualizem o trabalho na agricultura, acompanhando o desenvolvimento da área. “Minha principal motivação em permanecer na colônia é saber que trabalhamos no que é nosso e em prol de todo o país, pois a agricultura move o mundo. A maior dificuldade que enfrentamos é depender diariamente do tempo e do clima, nunca podendo ter uma certeza do dia de amanhã”, opina Castagna.