O carnavalesco da Vai-Vai, Cahê Rodrigues, que será responsável por levar o tema ‘Vinhos do Brasil’ ao sambódromo de São Paulo em 2013, esteve na Serra Gaúcha no início de setembro buscando inspiração para o tema-enredo “Sangue da terra, videira da vida: um brinde de amor em plena avenida – Vinhos do Brasil”.
Cahê Rodrigues esteve no Ibravin, nas vinícolas Aurora, Miolo, Viapiana e Salton, além das cantinas Strapazzon e Salvati, nos Caminhos de Pedra. Na sua primeira visita a Bento Gonçalves, o artista acompanhou a poda das videiras e os cuidados que a planta recebe antes de iniciar um novo ciclo produtivo. “Quero voltar em janeiro para ver os cachos repletos de uvas, acompanhar a safra”, comenta. Segundo ele, por mais pesquisas que tenha feito sobre a produção de uva e vinho, é fundamental ver, enxergar, conversar com as pessoas envolvidas no cultivo das uvas e na elaboração dos vinhos. “Fiquei muito surpreso com a alegria no olhar do povo do campo”, diz ele. “Agricultores de grandes e pequenas propriedades, sem distinção, mostram muita alegria com o seu trabalho e relatam com orgulho sua trajetória, suas histórias e registram seu prazer em trabalhar na transformação da uva em vinho – do cultivo à colheita, até a elaboração da bebida”, relata.
Depois das visitas, Cahê Rodrigues confessa que, certamente, saiu com outra visão sobre o seu projeto para o Carnaval de 2013. “Sofri um choque de realidade. Minhas ideias para esse carnaval se multiplicaram”, admite. “Pude ver bem de perto o processo industrial, a tecnologia de ponta usada para se fazer vinhos. Isso também foi surpreendente. Sei que tem gente que ainda pensa que no Brasil as pessoas pisam nas uvas para obter o líquido com o qual se fará o vinho. Isso é um grande engano. Há uma tecnologia de ponta instalada na Serra Gaúcha. Nosso país tem uma produção moderna, dinâmica. Tenho orgulho de ter conhecido esse processo em Bento Gonçalves.”
O carnavalesco fala que pretende mostrar não só a exuberância tecnológica como, especialmente, o que está por trás de um rótulo de vinho. “Nas garrafas de vinhos brasileiros estão depositadas uma série de histórias, o trabalho de diversas pessoas, e muita alegria. É isso que quero mostrar na avenida”, conclui.
Maior detentora de títulos do Carnaval de São Paulo, com 14 campeonatos, a Vai-Vai será a quarta escola a entrar na avenida na sexta-feira (dia 8 de fevereiro), primeira noite do desfile do grupo especial paulistano. Os recursos à escola, captados via Ibravin, virão de fornecedores do setor, através da Lei Rouanet (desconto no pagamento de impostos). (Texto: Orestes de Andrade Jr./Imprensa Ibravin)
Foto: Divulgação