No ano em que comemora o seu cinquentenário, a empresa caxiense Agrale, conhecida também pelas suas linhas de tratores agrícolas, inicia um novo ciclo de crescimento, lançamento de produtos e inovação. Em 2012, apesar da retração dos mercados de caminhões e chassis para ônibus em razão da introdução da legislação Proconve P7, a empresa prevê crescer e superar o faturamento de R$ 1 bilhão, segundo seu presidente, Hugo Zattera, durante coletiva de imprensa promovida no mês de outubro.
Nos últimos anos, a Agrale realizou investimentos contínuos no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias sustentáveis. Alguns exemplos recentes são a nova linha de caminhões, premiada nacional e internacionalmente pelo seu design e funcionalidade, o foco no desenvolvimento de veículos com combustíveis alternativos e de fontes renováveis, como o Agrale Marruá elétrico (a versão convencional nas linhas militar e utilitário, que já está no mercado) e o ônibus híbrido diesel-elétrico Hybridus, e ainda a tecnologia de tração 4×4 para mini e micro-ônibus.
A empresa iniciou suas atividades em 1962, com a fabricação de microtratores de duas rodas, ainda com a denominação de Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S.A. – Agrisa. Hoje possui quatro subsidiárias (Agrale Montadora, Agrale Argentina, Agrale Comercial e Lintec), e emprega mais dois mil colaboradores.
Foto: Júlio Soares/Divulgação