Atividades serão realizadas em Porto Alegre com diversos palestrantes
Acontece de 25 a 28 de novembro em Porto Alegre, nas dependências e imediações da Pontifícia Universidade Católica (PUC), paralelo ao Seminário Estadual e Internacional sobre Agroecologia. Neste ano, a programação estará dividida nos seguintes eixos temáticos: Agroecologia e Saúde Humana; Reinventando a economia; Diversidade como condição fundamental da saúde do Planeta; Agroecologia como base para a educação; e Saúde do Agrossistema. O evento tem como objetivo oportunizar que profissionais, estudantes e agricultores do Brasil e do exterior troquem conhecimentos e experiências com enfoque agroecológico.
Entre os palestrantes e conferencistas confirmados, destaque para a socióloga francesa Claire Lamine, que aborda sistemas alternativos e a ligação entre produtores e consumidores; e para a agrônoma colombiana Clara Nichols, que investiga as perspectivas para o desenvolvimento rural sustentável na América Latina. O economista Guilherme Costa Delgado, autor de livros como ‘A trajetória do capital Financeiro na Agricultura à Economia do Agronegócio’, e o argentino Javier Souza, que traz a experiência da Rapal, uma rede de organizações, instituições, associações e indivíduos que se opõem ao uso massivo e indiscriminado de agrotóxicos, também estará presente.
Outros palestrantes confirmados são Miguel Altieri, Paulo Niederle, Renata Menasche, Walmir Thomazi Cardoso e Wanderlei Antonio Pignati, além de Carlos Rodrigues Brandão, que fará a palestra de encerramento do Congresso, sobre Educação e transformações no campo. Informações através do sec-cba@emater.tche.br.