Com objetivo de fortalecer as relações de cooperação no mundo globalizado, a Serra Gaúcha sediará nos dias 4 e 5 de novembro o ‘1º Fórum Mundial e 2º Encontro Mundial do Cooperativismo Vitivinícola’. A atividade acontece no Centro de Formação Pastoral de Caxias do Sul, com a participação de delegações de vários países. Estão confirmadas as presenças de representantes do cooperativismo vitivinícola da Argentina, França, Itália, Espanha e Brasil. A intenção dos organizadores também é contar com representações de outras nações.
Os encontros foram concebidos com a intenção de promover a integração, a fim de projetar iniciativas conjuntas nos campos da inovação tecnológica, do aprimoramento da produção e de projeção de cooperação na área do mercado. Na concretização desses propósitos serão realizadas reuniões sistemáticas e anuais para intercâmbio, troca de experiência e compartilhamento de conhecimentos sobre a tecnologia empregada na produção, além de estruturação de rede interna de informações, com atualização permanente de conteúdos e projetos de cooperação.
Segundo diretor executivo da FECOVINHO, Hélio Marchioro, essa estratégia internacional visa o fortalecimento do setor vitivinícola cooperativo, inclusive em representações de organismos internacionais, como na Aliança Cooperativista Internacional.
Durante o evento estará na Serra Gaúcha uma das maiores autoridades mundiais do setor Vitivinícola. A presença da psresidente da Organização Internacional da Vitivinicultura (OIV), Claudia Quini, será fundamental diante da busca de reconhecimento e presença do cooperativismo vitivinícola na organização internacional, porque o setor tem participação expressiva na produção mundial de vinho.