Mais de 500 agricultores, vindos de 30 cidades, participaram da 16ª edição do evento

A safra da uva no Rio Grande do Sul (RS) foi 16% maior do que em 2014. Esse e outros dados referentes à produção vitícola foram apresentados ao público pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) durante a 16ª Jornada da Viticultura Gaúcha, ocorrida nesta quarta-feira dia 15, em Ipê (RS). Conforme o diretor técnico da entidade, Leocir Bottega, o Estado produziu 702,9 milhões de quilos de uva. Deste total, 632,5 milhões de quilos são de variedades americanas e híbridas – usadas na elaboração de vinho de mesa e suco – e 70,4 milhões de quilos de uvas Vitis viniferas, usadas para elaborar vinhos finos e espumantes.

Doretor tècnico do Ibravin, Leocir Bottega, apresentou dados aos agricultores presentes na Jornada.
Doretor tècnico do Ibravin, Leocir Bottega, apresentou dados aos agricultores presentes na Jornada.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Polo, a safra deste ano é motivo de comemoração e mostra a força do estado na produção de uva e seus derivados. “É importante reconhecermos o trabalho de toda a cadeia produtiva, desde o viticultor, passando pela indústria, enólogos, entidades setoriais e governo. Juntos, caminhamos para fortalecer ainda mais a viticultura gaúcha”, acredita.

O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo, cita alguns aspectos que contribuíram para o resultado. Segundo o dirigente, que é viticultor no município de Veranópolis, na Serra Gaúcha, neste ano a brotação foi mais uniforme e os cachos eram maiores e mais cheios, fatores decisivos para o maior volume. Mazzarollo pondera que os períodos de chuva alternados com predominância de tempo seco prejudicaram alguns produtores, mas que a perda acabou sendo pequena. “Tínhamos uma expectativa de que superaríamos em até 10% a safra anterior, mas o resultado foi melhor do que o esperado”, comemora.

Fonte: Ibravin.

Sobre a Jornada

A 16ª edição da Jornada da Viticultura Gaúcha reuniu mais de 500 agricultores, vindos de 30 cidades do Estado. O encontro teve como tema principal os Custos de Produção e Modernização: o Futuro da Vitivinicultura. Durante todo o dia, os participantes puderam expandir conhecimentos por meio de palestras com especialistas do setor e diversas atividades simultâneas, em locais diferentes, tais como Poda de Outono, Produção Orgânica e Biodinâmica, Custo de Produção, Equipamentos: Experimentos e Inventos e Modervitis – Pilares do Programa de Modernização da Viticultura.

A jornada foi promovida pela Comissão Interestadual da Uva, pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Prefeitura Municipal de Ipê, Secretaria da Agricultura e Pecuária e Emater/RS.

Leia a matéria completa sobre os dados da safra da uva 2015 e a cobertura da 16ª Jornada da Viticultura Gaúcha na próxima edição impressa do Jornal A Vindima.

Agricultores conferem jornal A Vindima durante o evento.
Agricultores conferem jornal A Vindima durante o evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

O coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, também presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, palestrou aos presentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *