A Veintemillas, uma consultoria espanhola especializada em criação de marcas e campanhas publicitárias para os setores da alimentação, hoteleiro e vitivinícola publicou no início do ano o relatório Tendências 2025 que apresenta uma análise e identifica 30 movimentos-chave que marcarão a direção dos setores com os quais ela trabalha.
Apresentamos a seguir as dez tendências, capturadas a partir do mercado e da produção de vinhos da Espanha, para o setor vitivinícola. Para os dirigentes da Veintemillas, “a chave está em compreender não apenas o que os consumidores exigem, mas também o que eles ainda não sabem que precisam”.
Sustentabilidade e responsabilidade social são temas que aparecem como demandas dos consumidores, bem como a busca, cada vez mais, por vinhos autênticos e únicos.
É preciso levar em conta que, na Europa, o consumo de vinho está diminuindo, na medida em que aumenta a busca por vinhos de maior qualidade e identidade. Vamos às tendências propostas por Veintemillas.
- Vinhos de baixa intervenção: uma tendência em ascensão
Para consumidores em procura de autenticidade. Os vinhos de baixa intervenção não só satisfazem a exigência de autenticidade, mas também promovem a sustentabilidade em conexão com o meio ambiente. Eles valorizam o compromisso em refletir maior pureza da terra e suas uvas, sem agrotóxicos, aditivos químicos ou tratamentos agressivos.
- Vinho natural: um mercado em expansão
Relacionado ao anterior, o mercado de vinhos natural está passando por um boom. Na Espanha, estes vinhos já tem um salão especializado e, com a França, ambos países tem crescida a oferta de vinhos orgânicos ou biodinâmicos.
- Baixa ou nenhuma graduação: uma preferência em ascensão
Não é uma moda passageira, é uma realidade. Essa mudança reflete um foco crescente na direção da saúde e consumo responsável, especialmente entre gerações mais jovens. Vinhos desalcoolizados é uma tendência, mas com a sofisticação de um vinho tradicional. Um projeto de pesquisa iniciado em 2004 tem sido levado a cabo na Espanha. Eles se apresentam como o primeiro do mundo capaz de desalcoolizar um vinho natural até 0%. Outros vinhos estão sendo comercializados com 5,5% de álcool, elaborados a partir de mostos parcialmente fermentados, incluindo os frizantes em versões branco e rosé. Para Veintemillas “esta mudança não só responde a um mercado mais consciente, mas também redefine o futuro da indústria do vinho”, uma oportunidade para inovar e diversificar com as suas referências.
- Autêntico e único: o ressurgimento de variedades nativas
Amantes de vinho preferem aprofundar-se em outras experiências e sair do percurso marcado pelas variedades majoritárias. Há muitas vinícolas que buscam variedades icônicas e nativas.
- O vinho se veste de mulher: líderes femininas transformando a indústria do vinho
As mulheres consumem vinhos e também elaboram. Está aumentando o número de enólogas e profissionais em posições de destaque no comando das vinícolas. Na Espanha foi criada a Associação de Mulheres Amantes da Cultura do Vinho (Amavi) que valoriza a luta das mulheres pelo reconhecimento de seus valores em um mundo tradicionalmente dominado pelos homens. Elas integram um grupo de mulheres produtoras, enólogas, sommeliers e jornalistas que se uniram para valorizar o papel das mulheres no setor e mostrar qualidade do seu trabalho.
- Vinhas velho: o tesouro escondido que revoluciona
Os vinhos provenientes de velhas cepas buscam integrar-se no patrimônio histórico. Em Pontevedra, na Espanha, estimula-se a produção com vinhas pré-filoxera, que preservam cepas que precedem a peste que dizimou as vinhas da Europa no Século XIX.
- Inovação: o segredo para se destacar em um mercado saturado
Em um mercado tão competitivo quanto atual, as vinícolas que alcançam crescer são aquelas que apostam na inovação. Segundo os dados mais recentes, 37% das marcas que mais cresceram no último ano apostaram na inovação e 90% destas inovações foram exitosas. A inovação combina técnicas tradicionais com o moderno, conseguindo produtos frescos e elegantes que marcaram a diferença no mercado. Um exemplo é vinho em uma garrafa de papelão reciclável. A garrafa de cartão é uma resposta à crescente demanda por produtos mais inovadores e sustentáveis.
- O vinho branco ganha terreno
A notável ascensão do vinho branco está lentamente substituindo o tinto como opção preferida pelos consumidores. É uma tendência que efetivamente deve continuar e ir mais longe. Ao pesquisar opções mais leves e com menos conteúdo alcoólico, opta-se pelo consumo de vinho branco. Já existem restaurantes que optam por cartas de vinhos quase exclusivas de vinho branco.
- Vinhos de altitude: o segredo mais bem guardado das montanhas
Nas regiões vitivinícolas situadas em grandes altitudes, onde o clima é mais fresco, a variabilidade térmica entre dia e a noite permitem que as uvas se desenvolvam mais lentamente, resultando em vinhos com frescor e complexidade inconfundível.
- Enoturismo 2025: viajar com os sentidos ao coração do território
Experiências mais autênticas e personalizadas é o caminho que o enoturismo percorre, além das degustações clássicas de vinhos. Opções imersivas e originais devem ser desenvolvidas, tudo isso em um ambiente de total respeito ao meio ambiente. Há consumidores dispostos a pagar mais para viver uma experiência genuína que lhes permita conectar-se com a essência da região e seus vinhos.