É tempo de vindima em Flores da Cunha

É tempo de vindima em Flores da Cunha. O aroma adocicado que vem dos parreirais já toma conta da cidade, indicando que iniciou a safra da uva 2015. Para marcar o início desse período tão especial para o município, que hoje conta com 4.590 hectares plantados da fruta, foi realizada na tarde de ontem, dia 22, a abertura oficial da colheita em solo florense. Os Vinhedos Casas Piva, na Comunidade de São João, foi o cenário escolhido para a realização da solenidade, que contou com a participação de autoridades e convidados.

Debaixo do parreiral, a rainha da Festa Nacional da Vindima Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni, juntamente com o prefeito, Lídio Scortegagna; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Antônio Pereira dos Santos; e o Secretário de Turismo, Everton Scarmin, realizaram a colheita simbólica, que contou com a benção do frei Álvaro Morés. Os convidados participaram de um coquetel de confraternização, animado pelo gaiteiro Pedro Kavalesky.

 

Evento realizado na tarde do dia 22, na comunidade de São João, marcou a abertura oficial da colheita. (Foto/ Mirian Spuldaro)
Evento realizado na tarde do dia 22, na comunidade de São João, marcou a abertura oficial da colheita. (Foto/ Mirian Spuldaro)

Festas na região

Durante os meses de fevereiro e março de 2015 a Serra Gaúcha festeja a vindima. A região celebra a colheita da uva com a realização da 13ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima, em Flores da Cunha; e da 13ª da Festa de Produtos Coloniais – Feprocol, em Nova Pádua. Com o tema ‘Vinho para brindar, festa para celebrar’, a Fenavindima ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março de 2015, de quintas a domingos, no Parque da Vindima Eloy Kunz. Entre as ações, a festa enaltece atividades ao redor da mesa, como almoço, jantares, jogos de bodega, encontros, canto e dança, resgatando as tradições dos antepassados e a união das pessoas em torno da uva e do vinho.

O evento tem como soberanas a rainha Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni, que estão divulgando a festa pelas cidades do Rio Grande do Sul e em outros estados.

Desfiles

Como parte da festa, também são realizados os desfiles de carros alegóricos, programados para ocorrer na rua Borges de Medeiros, sempre aos finais de semana. O corso contará com cerca de 15 carros, feitos pela comunidade. A proposta é dividir o desfile em três momento: o sonho, baseada na ilusão dos imigrantes na busca pelo paese dela cucagna; a realidade, que retrata a chegada e a evolução dos italianos na região; e a celebração, que visa destacar os méritos, culturas e conquistas nos imigrantes.

Os desfiles acontecem em fevereiro nos dias 21 (sábado à noite), 22 (domingo à tarde) e 27 (sexta à noite) e em março nos dias 1° (domingo à tarde), 7 (sábado à noite) e 8 (domingo à tarde). Os ingressos na arquibancada para os desfiles custam R$ 10 e o acesso ao parque R$ 6.

 Festa com muito sabor

Outra festa na região é a 13ª Feprocol, que será realizada de 12 a 22 de fevereiro, de sexta a domingo, no município de Nova Pádua. A festa apresenta aos visitantes e turistas exposições agrícolas, produtos coloniais, gastronomia típica italiana, apresentação de bandas e corais, shows e desfiles de carros alegóricos com a rainha Tamara Rancan e as princesas Aline Araldi e Mariana Galiotto.

O evento resgata a tradição do trabalho de famílias descendentes de italiano, com destaque para a produção agrícola. Terá ainda os mascotes da festa, o Feprocolino e a Feprocolina, que são um casal de bonecos que representam os agricultores, as tradições e os produtos de Nova Pádua. Mais informações sobre a festa podem ser conferidas em www.feprocol.com.br.

Compartilhe:

Uma resposta

  1. Olá minha mãe foi princesa da vindima a alguns anos atrás seu nome e katia Gabriela Antunes Gonzalez e possível me enviar alguma foto dela? Agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Internacional de Fruticultura que acontece de 25 a 27 de junho em...
Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente...
Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor,...