É tempo de vindima em Flores da Cunha. O aroma adocicado que vem dos parreirais já toma conta da cidade, indicando que iniciou a safra da uva 2015. Para marcar o início desse período tão especial para o município, que hoje conta com 4.590 hectares plantados da fruta, foi realizada na tarde de ontem, dia 22, a abertura oficial da colheita em solo florense. Os Vinhedos Casas Piva, na Comunidade de São João, foi o cenário escolhido para a realização da solenidade, que contou com a participação de autoridades e convidados.
Debaixo do parreiral, a rainha da Festa Nacional da Vindima Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni, juntamente com o prefeito, Lídio Scortegagna; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Antônio Pereira dos Santos; e o Secretário de Turismo, Everton Scarmin, realizaram a colheita simbólica, que contou com a benção do frei Álvaro Morés. Os convidados participaram de um coquetel de confraternização, animado pelo gaiteiro Pedro Kavalesky.
Festas na região
Durante os meses de fevereiro e março de 2015 a Serra Gaúcha festeja a vindima. A região celebra a colheita da uva com a realização da 13ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima, em Flores da Cunha; e da 13ª da Festa de Produtos Coloniais – Feprocol, em Nova Pádua. Com o tema ‘Vinho para brindar, festa para celebrar’, a Fenavindima ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março de 2015, de quintas a domingos, no Parque da Vindima Eloy Kunz. Entre as ações, a festa enaltece atividades ao redor da mesa, como almoço, jantares, jogos de bodega, encontros, canto e dança, resgatando as tradições dos antepassados e a união das pessoas em torno da uva e do vinho.
O evento tem como soberanas a rainha Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni, que estão divulgando a festa pelas cidades do Rio Grande do Sul e em outros estados.
Desfiles
Como parte da festa, também são realizados os desfiles de carros alegóricos, programados para ocorrer na rua Borges de Medeiros, sempre aos finais de semana. O corso contará com cerca de 15 carros, feitos pela comunidade. A proposta é dividir o desfile em três momento: o sonho, baseada na ilusão dos imigrantes na busca pelo paese dela cucagna; a realidade, que retrata a chegada e a evolução dos italianos na região; e a celebração, que visa destacar os méritos, culturas e conquistas nos imigrantes.
Os desfiles acontecem em fevereiro nos dias 21 (sábado à noite), 22 (domingo à tarde) e 27 (sexta à noite) e em março nos dias 1° (domingo à tarde), 7 (sábado à noite) e 8 (domingo à tarde). Os ingressos na arquibancada para os desfiles custam R$ 10 e o acesso ao parque R$ 6.
Festa com muito sabor
Outra festa na região é a 13ª Feprocol, que será realizada de 12 a 22 de fevereiro, de sexta a domingo, no município de Nova Pádua. A festa apresenta aos visitantes e turistas exposições agrícolas, produtos coloniais, gastronomia típica italiana, apresentação de bandas e corais, shows e desfiles de carros alegóricos com a rainha Tamara Rancan e as princesas Aline Araldi e Mariana Galiotto.
O evento resgata a tradição do trabalho de famílias descendentes de italiano, com destaque para a produção agrícola. Terá ainda os mascotes da festa, o Feprocolino e a Feprocolina, que são um casal de bonecos que representam os agricultores, as tradições e os produtos de Nova Pádua. Mais informações sobre a festa podem ser conferidas em www.feprocol.com.br.
Uma resposta
Olá minha mãe foi princesa da vindima a alguns anos atrás seu nome e katia Gabriela Antunes Gonzalez e possível me enviar alguma foto dela? Agradeço