Criação de roteiro unindo países vitivinícolas estará em debate em Congresso em Bento Gonçalves
Aprofundar o debate sobre a construção de um roteiro turístico integrando países vitivinícolas latino-americanos será um dos propósitos do Congresso Latino-Americano de Enoturismo, que acontece de 22 a 24 de setembro, no Hotel & Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. Nesse sentido, ele terá palestrantes de três países produtores de uva e de vinho – Brasil, Chile e Argentina –, além de esperar convidados do Uruguai. As informações são de uma das coordenadoras do evento, a secretária municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero. “O que fez com que se criasse o Congresso foi o entendimento de que o enoturismo é capaz de fazer com que a região serrana da uva e do vinho se projete em nível nacional e internacional”, acrescenta. Tal conceito, inclusive, já começou a frutificar).
Da programação do Congresso, Ivane destaca a palestra de abertura, sobre O turismo do vinho na América Latina, com início às 19h30min de 22 de setembro. O tema será abordado por Luis Vicente Pastor Elias, pesquisador sobre o enoturismo latino-americano, autor de diversas publicações e proprietário da Adega Lopez Heredia, em Rioja, Espanha. Conforme a secretária, do currículo de Elias consta, ainda, a criação de museus do vinho, um dos quais em La Rioja.
A I Jornada Científica de Enoturismo, com apresentação de artigos e pôsteres sobre o enoturismo, reunindo quatro instituições de ensino – Fisul, IFRS campus Bento Gonçalves, UCS e CNEC –, é outro destaque do Congresso. Por fim, o evento prevê, para o dia 24 de setembro, visitas técnicas a roteiros enoturísticos de Bento Gonçalves, dentro da perspectiva de que o turismo, hoje, não é apenas contemplativo, mas de experimentação e aprendizagem, assinala Ivane Fávero.
Ela sublinha que a Serra Gaúcha, a partir da década de 1970 (com a montagem de infra-estrutura receptiva nas vinícolas Mônaco, Dreher, Cooperativa Aurora e Forestier etc.), foi a pioneira em enoturismo na América Latina. Por isso a importância do Congresso: “São décadas em que se trabalha na área (hoje mais de cem vinícolas atendem turistas), mas ainda não tínhamos discutido, em um evento de tal envergadura, propostas inovadoras para tornar a região mais competitiva enquanto destino turístico”, ressalta Ivane.
No valor de R$ 100,00, as inscrições para o Congresso podem ser feitas pelo site www.serragaucha.com/congressoenoturismo. Com vagas limitadas, o evento tem como expectativa de público 200 pessoas.
Já colhendo frutos
O entendimento de que o enoturismo é capaz de projetar a região serrana gaúcha internacionalmente já está rendendo resultados, aponta a secretária municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero. A prova disso, assinala, é o fato de que o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, ela e o empresário Rinaldo Dal Pizzol, este representando entidades do setor vitivinícola brasileiro, integraram missão do Ministério do Turismo à Itália, de 8 a 14 de setembro. A articulação para participar da atividade de benchmarking (ou ‘aprender com as melhores práticas’) se deu após a mais recente visita do ministro de Turismo, Luiz Barretto, a Bento Gonçalves, no final de julho. Foi a primeira vez que o Ministério voltou o olhar para o enoturismo regional como produto turístico internacional, por isso a importância da viagem: “Queremos colocar Bento Gonçalves no mapa enoturístico do mundo”, afirma Lunelli.
Programação
22 de setembro – quarta-feira
18h30min – Credenciamento
19h – Abertura do evento, com o pronunciamento de autoridades
19h30min – Palestra O turismo do vinho na América Latina – Luis Vicente Pastor Elias, escritor e proprietário da Adega Lopez Heredia, em Rioja, Espanha
20h30min – Abertura do debate
21h – Coquetel e workshop com vinícolas
23 de setembro – quinta-feira
8h30min – Credenciamento
9h – Regiões Enoturísticas Brasileiras
Vale dos Vinhedos – APROVALE – Serra Gaúcha – Aldemir Dadalt, presidente
Vinhos de Altitude – ACAVITIS – Santa Catarina – Eduardo Bassetti, presidente
Região Vale do São Francisco – ASSITUR – Pernambuco e Bahia – Nivaldo Carvalho, presidente
Vinhos do Brasil – IBRAVIN – Carlos Raimundo Paviani, diretor-executivo
Moderação: Ivane Fávero, turismóloga e secretária municipal de Turismo de Bento Gonçalves
10h30min – Coffee break
10h45min – Eventos Enoturísticos
Projeto Eventos Integrados e Integradores – Karin Goidanich, consultora
Fenavinho Brasil – Tarcísio Michelon, presidente da Fundaparque e da Fenavinho 2007 e 2009
Festa da Uva – Gelson Palavro, presidente da Empresa Festa da Uva e da Festa da Uva 2010
Fenachamp – Gilberto Pedrucci, presidente da Fenachamp 2007
Moderação: Norma Martini Möesch, turismóloga e consultora do Ministério do Turismo
12h30min – Intervalo para almoço
14h30min – Casos de Êxito em Enoturismo
Vinícola Aurora – Pioneirismo em Enoturismo
Villa Valduga – Complexo Enoturístico – Elisabete Valduga, diretora
Hotel & Spa do Vinho – Inovação em Enoturismo – Deborah Villas-Bôas Dadalt, diretora
Moderação: Affonso Ritter, jornalista, colunista e comentarista
16h30min – Regiões Enoturísticas da América Latina
Argentina – Carmen Pérez, especialista em jornalismo vitivinícola e coordenadora da área de comunicação do Fondo Vitivinicola Mendoza
Chile – Mário Geisse, proprietário e fundador da vinícola Cave Geisse, e Thomas Wilkins Biggsmayor, especialista sobre turismo vitivinícola, gerenciou a Ruta Vitivinicola de Colchagua
Moderação: Sílvia Mascela, jornalista da Revista Adega
24 de setembro – sexta-feira
Visitas guiadas. Opções: roteiros turísticos Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vinhos de Montanha, Vale do Rio das Antas e Rota das Cantinas Históricas
Foto: Almir Dupont / Divulgação